EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXOES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

XXII Domingo do Tempo Comum -ANO C

UMA VIRTUDE ESQUECIDA

 https://www.youtube.com/watch?v=6UIuMVuHLtc

Já muito antes da pregação de Jesus, e como que preludiando a sabedoria do Evangelho, o livro do sábio Ben-Sirac -O Eclesiástico -traz um belo elogio da humildade, essa virtude hoje tão esquecida, ou-quem sabe? -até menosprezada: “Meu filho, realiza teus trabalhos com modéstia, e mais do que a estima dos homens atrairás o seu afeto.

Quanto maior fores, mais te deverás humilhar em tudo, e acharás misericórdia diante de Deus” (Eclo 3, 19-20). É como está escrito no salmo 137:

“Deus é excelso e olha para os humildes, e contempla os soberbos de longe”… como que tomando a medida de sua soberba (v 6). Ou como diz, ainda mais expressivamente, São Pedro: “Deus resiste aos soberbos, mas aos humildes dá sua graça” (1 Pe 5, 5). A graça de Deus é como a água. A água desce para o fundo dos vales, e não sobe montanha acima.

Jesus ensinou essa verdade de modo muito realista, quando, tomando parte numa refeição em dia de sábado, na casa de dois chefes de fariseus, não perdeu a ocasião de doutrinar, tanto mais que os fariseus o estavam observando com mal disfarçada . astúcia. Reparou que muitos dos convivas tratavam de escolher os primeiros lugares. E, então, como quem está proclamando uma sentença de sabedoria, pronunciou esta parábola: “Quando te convidarem para uma festa de núpcias, não te ponhas no primeiro lugar.

Pode ser que tenham convidado alguém mais importante, e a pessoa que te convidou a ti e a ele, venha dizer- te: ‘Dá-Ihe este lugar’ .E, então, irás muito envergonhado ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai colocar- t, te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, virá dizer -te: ‘ Amigo vem parg cima’ .E isso te será honroso diante de todos os convivas”. E, concluindo, sentenciou: “Pois todo aquele que se eleva, será humilhado, e aquele que se humilha, será exaltado” (Lc 14,8-11).

Cristo, evidentemente, não estava querendo dar uma aula de boas maneiras. E a menção de uma festa de núpcias leva o pensamento para as núpcias do reino messiânico, onde não entra a soberba, e onde o lugar mais alto será dos que souberam ti guardar a humildade. Como a Bem-aventurada Virgem Maria, cujo elogio foi sintetizado por Dante Alighieri nestas duas palavras postas nos lábios de São Bernardo, na Divina Comédia: “Mais alta e humilde que qualquer criatura” (Par., canto XXXIII, 2).

Ela que recebera de Deus as graças mais sublimes -“O Onipotente fez em mim grandes coisas” (Lc l, 49) -e que mereceu ser louvada por todas as gerações

“Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Ibid., v 48) -sabe reconhecer que tudo vem de Deus, e nela só existe a pequenez e a humildade: “(Deus) olhou para a humildade de sua serva” (Ibid.).

Assim Ela nos ensina também que a virtude da humildade não significa que não possamos reconhecer os dons que Deus nos tenha dado. O importante é saber que todo bem vem de Deus e que só a ele devemos dar toda a glória. São Paulo iria dizê-Io em esplêndida lição: “Que é que tens, que não tenhas recebido? E, se recebeste, por que é que te glorias, como se não o tivesses recebido?”(1Cor 4, 7).

Cultivar a humildade é como cavar os alicerces sobre os quais se vai construir o edifício da perfeição. Quanto mais alto se quiser construir o edifício, -como ensinou Santo Agostinho -tanto mais fundos devem ser postos os alicerces. E, onde houver alguém muito notável pelas virtudes, pode-se ir ver e se irá encontrar um notável modelo de humildade.

 

Quando vejo espigas de trigo muito erectas, vou descobrir que são espigas onde os grãos falharam. As espigas bem granadas pendem para o chão e para a terra. Aliás, a palavra “humilde” vem de “humus” -“terra”. Cervantes, naquela sua universal sabedoria, escreveu que “a humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes, e sem ela não há nenhuma que o seja”. Genuinamente evangélico!

 

Leituras do XXII Domingo do Tempo Comum -ANO C

UMA VIRTUDE ESQUECIDA – XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C –                                                                        https://www.youtube.com/watch?v=6UIuMVuHLtc

1ª) Eclo 3, 19-21. 30-31

2ª) Hb 12. 18-19. 22-31a

3ª) Lc 14, 1. 7-14