•   (Lucas 10,1-9)- História da Vida de São Lucas – Hino a São Lucas-

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE-
A Bíblia explicada em Capítulos e versículos-
O Amanhecer do Evangelho-
Reflexões, ilustra”cões e Vídeos de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

HINO A SÃO LUCAS –
LETRA. JOÃO DE ARAUJO
MÚSICA. PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA

1. Com fervor, no Evangelho narraste
tantos gestos repletos de amor
e um segredo às nações revelaste:
é de todas jesus salvador!
Tu falaste da ovelha perdida,
que o pastor foi buscar e encontrou.
do ferido na estrada da vida,
de quem só o estrangeiro cuidou!

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

2. Vidas cheias do Espírito Santo
tu retratas no pleno fervor,
de Maria e Isabel – puro encanto!
Simeão , ou de Estevão, na dor!
Filho errante , que volta à certeza,
junto ao Pai, que o recebe feliz,
vida orante, uma fé, uma mesa
na partilha que a vida bendiz.

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

3. Tu descreves a Igreja nascente,
seu exemplo de amor tão fiel.
Não, porém, de alegria somente
mas de lutas, em busca do céu!
Missionária e de Deus Messe e vinha,
um sinal da feliz salvação.
Com a cruz sempre a Igreja caminha
e em Jesus se faz luz, povo-irmão.

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&feature=youtu.behttps://youtu.be/YXtYNRCc2SEhttps://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&t=354s

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&feature=youtu.be, https://youtu.be/YXtYNRCc2SE, https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&t=354s

18 de Outubro – São Lucas, Evangelista

HISTORIA DE SÃO LUCAS EVANGELISTA

https://youtu.be/WpLJLINfkqs,

https://www.youtube.com/watch?v=WpLJL…,

www.padrelucas.com.br/wp-content/uploads/2017/06/18.-

Sábado-–-Festa-do-evangelista-São-Lucas.pdf

http://www.padrelucas.com.br/wp-content/uploads/2017/06/18.-S%C3%A1bado-%E2%80%93-Festa-do-evangelista-S%C3%A3o-Lucas.pdf

São Lucas, uma figura simpática do Cristianismo primitivoSão Lucas era uma figura simpática do Cristianismo primitivo, homem de posição e qualidades

Estamos em festa na liturgia da Igreja, pois lembramos a vida e o testemunho do evangelista São Lucas.

Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração. Ambos fazem várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano. Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos.No Evangelho segundo Lucas, encontramos o Cristo, amor universal, que se revela a todos e chama Zaqueu, Maria Madalena, garante o Céu para o “bom” ladrão e conta as lindas parábolas do pai misericordioso e do bom samaritano. Nos Atos dos Apóstolos, que poderia também se chamar Atos do Espírito Santo, deparamos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo, fato que se cumpre no dia de Pentecostes, e é inaugurada a Igreja, que desde então vem evangelizando com coragem, ousadia e amor incansável todos os povos.

Uma tradição – que recolheu no séc. XIV Nicéforo Calisto, inspirado numa frase de Teodoro, escritor do séc. VI – diz-nos que São Lucas foi pintor e fala-nos duma imagem de Nossa Senhora saída do seu pincel. Santo Agostinho, no séc. IV, diz-nos pela sua parte que não conhecemos o retrato de Maria; e Santo Ambrósio, com sentido espiritual, diz-nos que era figura de bondade. Este é o retrato que nos transmitiu São Lucas da Virgem Maria: o seu retrato moral, a bondade da sua alma. O Evangelho de boa parte das Missas de Maria Santíssima é tomado de São Lucas, porque foi ele quem mais longamente nos contou a sua vida e nos descobriu o seu Coração. Duas vezes esteve preso São Paulo em Roma e nos dois cativeiros teve consigo São Lucas, “médico queridíssimo”. Ajudava-o no seu apostolado, consolava-o nos seus trabalhos e atendia-o e curava-o com solicitude nos seus padecimentos corporais. No segundo cativeiro, do ano 67, pouco antes do martírio, escreve a Timóteo que “Lucas é o único companheiro” na sua prisão. Os outros tinham-no abandonado.O historiador São Jerônimo afirma que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio. Por isso, no hino das Laudes rezamos: “Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz”. É considerado o Padroeiro dos médicos, por também ele ter exercido esse ofício, conforme diz São Paulo aos Colossenses (4,14): “Saúda-vos Lucas, nosso querido médico”.

São Lucas, rogai por nós!

HINO A SÃO LUCAS –
LETRA. JOÃO DE ARAUJO
MÚSICA. PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA

1. Com fervor, no Evangelho narraste
tantos gestos repletos de amor
e um segredo às nações revelaste:
é de todas jesus salvador!
Tu falaste da ovelha perdida,
que o pastor foi buscar e encontrou.
do ferido na estrada da vida,
de quem só o estrangeiro cuidou!

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

2. Vidas cheias do Espírito Santo
tu retratas no pleno fervor,
de Maria e Isabel – puro encanto!
Simeão , ou de Estevão, na dor!
Filho errante , que volta à certeza,
junto ao Pai, que o recebe feliz,
vida orante, uma fé, uma mesa
na partilha que a vida bendiz.

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

3. Tu descreves a Igreja nascente,
seu exemplo de amor tão fiel.
Não, porém, de alegria somente
mas de lutas, em busca do céu!
Missionária e de Deus Messe e vinha,
um sinal da feliz salvação.
Com a cruz sempre a Igreja caminha
e em Jesus se faz luz, povo-irmão.

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&feature=youtu.behttps://youtu.be/YXtYNRCc2SEhttps://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&t=354s

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&feature=youtu.be, https://youtu.be/YXtYNRCc2SE, https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&t=354s

 

O AMANHECER DO EVANGELHO

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

18 de Outubro – São Lucas, Evangelista
HINO A SÃO LUCAS EVANGELISTA – HINO A SÃO LUCAS

1) Oração

Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.2) Leitura do Evangelho    (Lucas 10,1-9)

Naquele tempo: 10,1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós’”. – Palavra do Senhor3) Reflexão

*  Hoje, festa do evangelista São Lucas, o evangelho traz o envio dos setenta e dois discípulos que devem anunciar a Boa Nova de Deus nos povoados, aldeias e cidades da Galiléia. Os setenta e dois somos todos e todas nós que viemos depois dos Doze. Através da missão dos discípulos e discípulas, Jesus tenta resgatar os valores comunitários da tradição do povo que estavam sendo abafados pelo duplo cativeiro da dominação romana e da religião oficial. Jesus procura renovar e reorganizar as comunidades para que sejam novamente uma expressão da Aliança, uma amostra do Reino de Deus. Por isso, ele insiste na hospitalidade, na partilha, na comunhão de mesa, na acolhida aos excluídos. Esta insistência de Jesus transparece nos conselhos que dava aos discípulos e às discípulas quando os enviava em missão. No tempo de Jesus havia vários outros movimentos que, como Jesus, procuravam uma nova maneira de viver e conviver, por exemplo, João Batista, os fariseus e outros. Eles também formavam comunidades de discípulos (Jo 1,35; Lc 11,1; At 19,3) e tinham seus missionários (Mt 23,15). Mas como veremos havia uma grande diferença.*  Lucas 10,1-3A Missão.

Jesus envia os discípulos para os lugares aonde ele próprio deve ir. O discípulo é porta-voz de Jesus. Não é dono da Boa Nova. Ele os envia dois a dois. Isto favorece a ajuda mútua, pois a missão não é individual, mas sim comunitária. Duas pessoas representam melhor a comunidade.

*  Lucas 10,2-3A Co-responsabilidade.

A primeira tarefa é rezar para que Deus envie operários. Todo discípulo e discípula deve sentir-se responsável pela missão. Por isso deve rezar ao Pai pela continuidade da missão. Jesus envia seus discípulos como cordeiros no meio de lobos. A missão é tarefa difícil e perigosa. Pois o sistema em que eles viviam os discípulos e ainda vivemos era e continua sendo contrária à reorganização do povo em comunidades vivas.*  Lucas 10,4-6A Hospitalidade.

Ao contrário dos outros missionários, os discípulos e as discípulas de Jesus não podem levar nada, nem bolsa, nem sandálias. Mas devem levar a paz. Isto significa que devem confiar na hospitalidade do povo. Pois o discípulo que vai sem nada levando apenas a paz, mostra que confia no povo. Acredita que vai ser recebido, e o povo se sente respeitado e confirmado. Por meio desta prática o discípulo critica as leis de exclusão e resgata os antigos valores da convivência comunitária. Não saudar ninguém pelo caminho significa que não se deve perder tempo com coisas que não pertencem à missão.*  Lucas 10,7A Partilha.

Os discípulos não devem andar de casa em casa, mas sim permanecer na mesma casa. Isto é, devem conviver de maneira estável, participar da vida e do trabalho do povo do lugar e viver do que recebem em troca, pois o operário merece o seu salário. Isto significa que devem confiar na partilha. Assim, por meio desta nova prática, eles resgatam uma antiga tradição do povo, criticam a cultura de acumulação que marcava a política do Império Romano e anunciam um novo modelo de convivência.*  Lucas 10,8: A Comunhão de mesa.

Os fariseus, quando iam em missão, iam prevenidos. Achavam que não podiam confiar na comida do povo que nem sempre era ritualmente “pura”. Por isso, levavam sacola e dinheiro para poder cuidar da sua própria comida. Assim, em vez de ajudar a superar as divisões, as observâncias da Lei da pureza enfraqueciam ainda mais a vivência dos valores comunitários. Os discípulos de Jesus devem comer o que o povo lhes oferece. Não podem viver separados, comendo sua própria comida. Isto significa que devem aceitar a comunhão de mesa. No contato com o povo, não podem ter medo de perder a pureza legal. Agindo assim, criticam as leis da pureza em vigor e anunciam um novo acesso à pureza, isto é, à intimidade com Deus.*Lucas 10,9a: A Acolhida aos excluídos.

Os discípulos devem tratar dos doentes, curar os leprosos e expulsar os demônios (Mt 10,8). Isto significa que devem acolher para dentro da comunidade os que dela foram excluídos. Esta prática solidária critica a sociedade excludente e aponta saídas concretas. É o que hoje faz a pastoral dos excluídos, migrante e marginalizados.

*  Lucas 10,9b: A chegada do Reino.

Caso todas estas exigências forem preenchidas, os discípulos podem e devem gritar aos quatro ventos: O Reino chegou! Anunciar o Reino não é em primeiro lugar ensinar verdades e doutrinas, mas sim levar a uma nova maneira de viver e de conviver como irmãos e irmãs a partir da Boa Nova que Jesus nos trouxe de que Deus é Pai/Mãe de todos nós.4) Para um confronto pessoal

1) Hospitalidade, partilha, comunhão de mesa, acolhida aos excluídos: são as pilastras que sustentam a vida comunitária. Como isto está sendo realizado na minha comunidade?2) O que é para mim ser Cristão ou ser Cristã? Numa entrevista na TV, alguém respondeu ao repórter: “Sou cristão procuro viver o evangelho, mas não participo na comunidade da Igreja”. O repórter comentou: “Então você se considera um bom jogador de futebol, mas não faz parte de nenhum time!” É o meu caso?

5) Oração final

Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis. Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder. (Sl 144, 10-11)

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE

HINO A SÃO LUCAS –
LETRA. JOÃO DE ARAUJO
MÚSICA. PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA

1. Com fervor, no Evangelho narraste
tantos gestos repletos de amor
e um segredo às nações revelaste:
é de todas jesus salvador!
Tu falaste da ovelha perdida,
que o pastor foi buscar e encontrou.
do ferido na estrada da vida,
de quem só o estrangeiro cuidou!

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

2. Vidas cheias do Espírito Santo
tu retratas no pleno fervor,
de Maria e Isabel – puro encanto!
Simeão , ou de Estevão, na dor!
Filho errante , que volta à certeza,
junto ao Pai, que o recebe feliz,
vida orante, uma fé, uma mesa
na partilha que a vida bendiz.

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

3. Tu descreves a Igreja nascente,
seu exemplo de amor tão fiel.
Não, porém, de alegria somente
mas de lutas, em busca do céu!
Missionária e de Deus Messe e vinha,
um sinal da feliz salvação.
Com a cruz sempre a Igreja caminha
e em Jesus se faz luz, povo-irmão.

MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO,
DO PAI TU MOSTRAS AO PECADOR
POR NÓS SÃO LUCAS GRAÇA E PERDÃO
TAMBÉM SUPLICA AO DEUS DE AMOR.

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&feature=youtu.behttps://youtu.be/YXtYNRCc2SEhttps://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&t=354s

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&feature=youtu.be, https://youtu.be/YXtYNRCc2SE, https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&t=354s

https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&feature=youtu.be, https://youtu.be/YXtYNRCc2SE, https://www.youtube.com/watch?v=YXtYNRCc2SE&t=354s

PE. Lucas de Paula Almeida, CM

Terça-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

O envio dos setenta e dois discípulos

1) Oração

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.2) Leitura do Evangelho (Lucas 10, 1-9)

Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.3) Reflexão

* Hoje, o evangelho traz o envio dos setenta e dois discípulos que devem anunciar a Boa Nova de Deus nos povoados, aldeias e cidades da Galiléia. Os setenta e dois somos todos e todas nós que viemos depois dos Doze. Através da missão dos discípulos e discípulas, Jesus tenta resgatar os valores comunitários da tradição do povo que estavam sendo abafados pelo duplo cativeiro da dominação romana e da religião oficial. Jesus procura renovar e reorganizar as comunidades para que sejam novamente uma expressão da Aliança, uma amostra do Reino de Deus. Por isso, ele insiste na hospitalidade, na partilha, na comunhão de mesa, na acolhida aos excluídos. Esta insistência de Jesus transparece nos conselhos que dava aos discípulos e às discípulas quando os enviava em missão. No tempo de Jesus havia vários outros movimentos que, como Jesus, procuravam uma nova maneira de viver e conviver, por exemplo, João Batista, os fariseus e outros. Eles também formavam comunidades de discípulos (Jo 1,35; Lc 11,1; At 19,3) e tinham seus missionários (Mt 23,15). Mas como veremos havia uma grande diferença.* Lucas 10,1-3: A Missão. Jesus envia os discípulos para os lugares aonde ele próprio deve ir. O discípulo é porta-voz de Jesus. Não é dono da Boa Nova. Ele os envia dois a dois. Isto favorece a ajuda mútua, pois a missão não é individual, mas sim comunitária. Duas pessoas representam melhor a comunidade.* Lucas 10,2-3: A Co-responsabilidade. A primeira tarefa é rezar para que Deus envie operários. Todo discípulo e discípula deve sentir-se responsável pela missão. Por isso deve rezar ao Pai pela continuidade da missão. Jesus envia seus discípulos como cordeiros no meio de lobos. A missão é tarefa difícil e perigosa. Pois o sistema em que eles viviam os discípulos e ainda vivemos era e continua sendo contrária à reorganização do povo em comunidades vivas.* Lucas 10,4-6: A Hospitalidade. Ao contrário dos outros missionários, os discípulos e as discípulas de Jesus não podem levar nada, nem bolsa, nem sandálias. Mas devem levar a paz. Isto significa que devem confiar na hospitalidade do povo. Pois o discípulo que vai sem nada levando apenas a paz, mostra que confia no povo. Acredita que vai ser recebido, e o povo se sente respeitado e confirmado. Por meio desta prática o discípulo critica as leis de exclusão e resgata os antigos valores da convivência comunitária. Não saudar ninguém pelo caminho significa que não se deve perder tempo com coisas que não pertencem à missão.* Lucas 10,7: A Partilha. Os discípulos não devem andar de casa em casa, mas sim permanecer na mesma casa. Isto é, devem conviver de maneira estável, participar da vida e do trabalho do povo do lugar e viver do que recebem em troca, pois o operário merece o seu salário. Isto significa que devem confiar na partilha. Assim, por meio desta nova prática, eles resgatam uma antiga tradição do povo, criticam a cultura de acumulação que marcava a política do Império Romano e anunciam um novo modelo de convivência.* Lucas 10,8: A Comunhão de mesa. Os fariseus, quando iam em missão, iam prevenidos. Achavam que não podiam confiar na comida do povo que nem sempre era ritualmente “pura”. Por isso, levavam sacola e dinheiro para poder cuidar da sua própria comida. Assim, em vez de ajudar a superar as divisões, as observâncias da Lei da pureza enfraqueciam ainda mais a vivência dos valores comunitários. Os discípulos de Jesus devem comer o que o povo lhes oferece. Não podem viver separados, comendo sua própria comida. Isto significa que devem aceitar a comunhão de mesa. No contato com o povo, não podem ter medo de perder a pureza legal. Agindo assim, criticam as leis da pureza em vigor e anunciam um novo acesso à pureza, isto é, à intimidade com Deus.* Lucas 10,9a: A Acolhida aos excluídos. Os discípulos devem tratar dos doentes, curar os leprosos e expulsar os demônios (Mt 10,8).

Isto significa que devem acolher para dentro da comunidade os que dela foram excluídos. Esta prática solidária critica a sociedade excludente e aponta saídas concretas. É o que hoje faz a pastoral dos excluídos, migrante e marginalizados.* Lucas 10,9b: A chegada do Reino. Caso todas estas exigências forem preenchidas, os discípulos podem e devem gritar aos quatro ventos:

O Reino chegou! Anunciar o Reino não é em primeiro lugar ensinar verdades e doutrinas, mas sim levar a uma nova maneira de viver e de conviver como irmãos e irmãs a partir da Boa Nova que Jesus nos trouxe de que Deus é Pai/Mãe de todos nós.4) Para um confronto pessoal

  1. Hospitalidade, partilha, comunhão de mesa, acolhida aos excluídos: são as pilastras que sustentam a vida comunitária. Como isto está sendo realizado na minha comunidade?
  2. O que é para mim ser Cristão ou ser Cristã? Numa entrevista na TV, alguém respondeu ao repórter: “Sou cristão procuro viver o evangelho, mas não participo na comunidade da Igreja”. O repórter comentou: “Então você se considera um bom jogador de futebol, mas não faz parte de nenhum time!” É o meu caso?

5) Oração final

Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis. Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder. (Sal 144, 10-11)

30 de Setembro: Dia e Mes da Bíblia -30 de setembro- Festa de São Jeronimo

30 de setembro Dia e Mes da Bíblia e Festa de São Jeronimo- Visite o Canal CNBB Padre Lucas e adicione um comentário e deixe o like –

– O Amanhecer do Evangelho –

Reflexões e Ilustrações – Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO BVALIOSOS ENSINAMENTOS30 DE SETEMBRO, DIA  DA BÍBLIA

Antífona de Entrada

Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida (Js 1,8).

Oração do dia

Ó Deus, que destes ao presbítero são Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Neemias 8,1-12)Leitura do livro de Neemias.
1 Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel.
2 O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.
3 Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura.
4 O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão.
5 Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se.
6 Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!” Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra.
7 E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar.
8 Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.
9 Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: “Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei”.
10 Neemias disse-lhes: “Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.
11 Os levitas acalmavam o povo. Calai-vos, diziam eles, este é um dia santo; não vos aflijais.
12 E todo o povo se foi para beber e comer, dar porções aos pobres e entregar-se a grandes alegrias. Porque haviam entendido o sentido das palavras que lhes foram explicadas.
Palavra do Senhor.
Momento de reflexão : 30 de Setembro: Dia e Mes da Bíblia -30 de setembro- Festa de São Jeronimo

Em 30 de setembro comemoramos o Dia da Bíblia. Santo Agostinho afirma que Deus escreveu dois livros e o primeiro não é a Bíblia, mas a vida, os fatos, os acontecimentos. E por causa da nossa mania de querer dominar tudo, as letras desse livro se atrapalharam, a gente não consegue descobrir Deus dentro da vida. Então para nos ajudar a ler a vida, Deus escreveu mais um livro que é a Bíblia que não foi escrito para ocupar o lugar da vida, mas para nos ajudar a ler a vida, descobrir Deus na vida. Santo Agostinho nos diz, a leitura da Bíblia todos os dias é como um colírio que você coloca no olho. Colírio melhora a visão e, com esse novo olhar de contemplação, somos capazes de decifrar o mundo.

A Bíblia é o reflexo de uma vivência do Povo com o seu Deus e de Deus com o seu Povo. Deus está presente na história dos homens e por isso está presente na Bíblia. Através da sua Palavra, Deus anima e orienta o seu Povo, incitando-o a lutar e a viver sem nunca desanimar. Através de uma pedagogia admirável, Deus conduz o seu Povo apresentando-se como um Deus-Amor, como um Deus-Irmão. Realidade tornada visível e palpável quando Jesus Cristo, a Palavra viva, encarna e vive a mesma vida dos homens. Este pequeno artigo procura dar resposta a questões como: De onde vem a Bíblia? Quem a escreveu? Quando? Por que é um livro tão importante?30 de Setembro: Dia e Mes da Bíblia -30 de setembro- Festa de São Jeronimo

Dia da Bíblia é comemorado anualmente em 30 de setembro, entre os cristãos católicos. A Bíblia é o livro sagrado para o cristianismo, assim como o Alcorão é para o Islamismo, o Mahabharata é para o Hinduísmo e etc. Esta data, excepcionalmente religiosa, consiste em estimular uma reflexão nos católicos para que possam estudar mais constantemente a “Palavra de Deus” presente na Bíblia. Para os cristãos católicos, a Bíblia é como um “guia” de ensinamentos que orientam o modo de vida a ser seguido pelos seus fiéis, além de apresentar crônicas, parábolas e previsões feitas por profetas sobre o Apocalipse. Acredita-se que o Dia da Bíblia é celebrado em 30 de setembro em homenagem a figura de São Jerônimo, Doutor da Igreja Católica e conhecido.São Jerônimo, o esforçado tradutor da Bíblia

O último dia de setembro marca o mês inteiro. Dia 30 lembra São Jerônimo, o esforçado tradutor da Bíblia. Em sua homenagem setembro leva a fama de ser o mês da Bíblia. No ano 382, Pe. Jerônimo foi chamado pelo papa Dâmaso para ser seu secretário particular.Já em Roma, recebeu a incumbência de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico para o latim. Neste trabalho, ele dedicou quase toda sua vida a estudar o aramaico e o grego, as línguas da Bíblia, para traduzi-la ao latim, a língua do povo em seu tempo. O conjunto final de sua tradução da Bíblia, em latim, se chamou “Vulgata” e se tornou oficial no Concílio de Trento. Desde 1947, já se celebra o Dia da Bíblia em 30/09, data de falecimento do santo. Para melhor captar o significado exato da linguagem bíblica, São Jerônimo foi viver na Palestina, estabelecendo residência perto de Belém, onde veio a falecer, depois de longa e benemérita vida, dedicada toda ela a serviço da Bíblia.

Faz poucos dias que recordamos São Mateus, um dos quatro evangelistas. A propósito dos quatro evangelhos, fomos nos dando conta do alcance especial que possui este fato singular, de termos quatro versões do mesmo Evangelho de Jesus, e termos mais de setenta livros que registram a interação de Deus na história da humanidade.Pois na verdade, se trata disto. A Bíblia é plural, consta de mais de setenta livros, cuja diversidade tenta expressar a multiforme presença de Deus na pluralidade de situações que compõem a trama da vida humana.Na Bíblia existe de tudo, desde guerras até poemas de amor. Tudo para dizer que qualquer situação humana nos coloca ao alcance da graça divina, cuja presença precisamos perceber. A Bíblia registra o esforço de Deus de se fazer entender, sua “condescendência” em vir ao encontro da humanidade.Traduzir a Bíblia, como fez São Jerônimo, não consiste só em colocá-la na linguagem de hoje. É, sobretudo, indicar a maneira atual como Deus continua nos falando, a partir de como ele já falou pelos livros que sua providência garantiu que ficassem por escrito, como testemunhas de sua disposição de nos comunicar seus mistérios de amor. Se nos damos conta de como ele falou, entenderemos como ele continua nos falando.