O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

25 DE JANEIRO –FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO

TEMA DO DIA: CONVERSÃO DE SÃO PAULO – 25 DE JANEIRO – Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 22, 3-16

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 3Paulo disse ao povo: Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje. 4Eu persegui de morte essa doutrina, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres. 5O sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos me são testemunhas. E foi deles que também recebi cartas para os irmãos de Damasco, para onde me dirigi, com o fim de prender os que lá se achassem e trazê-los a Jerusalém, 6Ora, estando eu a caminho, e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma grande luz do céu. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 8Eu repliquei: Quem és tu, Senhor? A voz me disse: Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues. 9Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava. 10Então eu disse: Senhor, que devo fazer? E o Senhor me respondeu: Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito tudo o que deves fazer.11Como eu não pudesse ver por causa da intensidade daquela luz, guiado pela mão dos meus companheiros, cheguei a Damasco. 12Um certo Ananias, homem piedoso e observador da lei, muito bem conceituado entre todos os judeus 13veio ter comigo e disse-me: Irmão Saulo, recobra a tua vista. Naquela mesma hora pude enxergá-lo. 14Continuou ele: O Deus de nossos pais te predestinou para que conhecesses a sua vontade, visses o Justo e ouvisses a palavra da sua boca, 15pois lhe serás, diante de todos os homens, testemunha das coisas que tens visto e ouvido. 16E agora, por que tardas? Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome. – Palavra do Senhor.Salmo Responsorial(116/117)

REFRÃO: Ide por todo o mundo, a todos pregai o evangelho.

  1. Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos. – R.
  2. Porque sem limites é a sua misericórdia para conosco, e eterna a fidelidade do Senhor. – R.

Segunda Leitura: 1º Coríntios 7, 29-31

Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – 29Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem; 30os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; 31os que usam deste mundo, como se dele não usassem. Porque a figura deste mundo passa. – Palavra do Senhor.Evangelho: Marcos 16, 15-18

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus se manifestou. 15E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. 16Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, 18manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados. – Palavra da salvação.

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

MAIS UM POUCO DE SÃO PAULO

    O apóstolo Paulo é talvez o personagem do Novo Testamento que melhor conhecemos, através de suas epístolas e dos Atos dos Apóstolos, que se confirmam e se completam, apesar de alguns pormenores divergentes. Assim é possível estabelecer uma cronologia da vida do apóstolo.

Nascido em Tarso, na Cilícia, pelo ano 10 de nossa era, de uma família judaica da tribo de Benjamin, mas ao mesmo tempo cidadão romano; recebeu, desde a infância, em Jerusalém, de Gamaliel, uma séria formação religiosa segundo as doutrinas dos fariseus. Foi perseguidor da jovem Igreja cristã e esteve presente na morte de Estevão. Teve uma conversão súbita no caminho de Damasco, devido à aparição de Jesus ressuscitado, que lhe indicou a sua missão especial de apóstolo dos gentios ou pagãos, ou seja dos não-judeus. Esse fato se recorda no dia de hoje, dedicado à sua conversão (At 9,3-19;1,12.15ss; Ef 3,2s.).

A partir desse momento ele dedica toda a sua vida ao serviço de Cristo. Depois de uma temporada na Arábia e do seu regresso a Damasco, começa a pregar. Sobe a Jerusalém pelo ano 39, depois retira-se para a Síria-Cilícia, de onde é reconduzido para Antioquia por Barnabé, com o qual realiza a sua primeira missão apostólica, entre os anos 45 e 49, em Chipre, Panfília, Pisídia e Licaônia. Foi então que começou a usar o nome grego de Paulo, preferentemente ao judaico Saulo. No ano 49, 14 anos após a sua conversão, vai a Jerusalém para participar do concílio apostólico, onde foi aceita a tese de que a lei judaica não obrigava aos cristãos convertidos ao paganismo. Sua morte se deu em Roma pelo ano 67.

25 de janeiro – CONVERSÃO DE SÃO PAULO

O martírio de São Paulo é celebrado junto com o de São Pedro, em 29 de junho, mas sua conversão tem tanta importância para a história da Igreja que merece uma data à parte. Neste dia, no ano 1554, deu-se também a fundação da que seria a maior cidade do Brasil, São Paulo, que ganhou seu nome em homenagem a tão importante acontecimento.

Saulo, seu nome original, nasceu no ano 10 na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia. À época era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um populoso centro de cultura e diversões mundanas, pouco comum nas províncias romanas do Oriente. Seu pai Eliasar era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim, e, também, um homem forte, instruído, tecelão, comerciante e legionário do imperador Augusto. Pelo mérito de seus serviços recebeu o título de Cidadão Romano, que por tradição era legado aos filhos. Sua mãe uma dona de casa muito ocupada com a formação e educação do filho.

Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel, onde recebia séria educação religiosa fundamentada na doutrina dos fariseus, pois seus pais o queriam um grande Rabi, no futuro.Parece que era mesmo esse o anseio daquele jovem baixo, magro, de nariz aquilino, feições morenas de olhos negros, vivos e expressivos. Saulo já nessa idade se destacava pela oratória fluente e cativante marcada pela voz forte e agradável, ganhando as atenções dos colegas e não passando despercebido ao exigente professor Gamaliel.Saulo era totalmente contrário ao cristianismo, combatia-o ferozmente, por isso tinha muitos adversários. Foi com ele que Estêvão travou acirrado debate no templo judeu, chamado Sinédrio. Ele tanto clamou contra Estevão que este acabou apedrejado e morto, iniciando-se então uma incansável perseguição aos cristãos, com Saulo à frente com total apoio dos sacerdotes do Sinédrio.Um dia, às portas da cidade de Damasco, uma luz, descrita nas Sagradas Escrituras como “mais forte e mais brilhante que a luz do Sol”, desceu dos céus, assustando o cavalo e lançando ao chão Saulo , ao mesmo tempo em que ouviu a voz de Jesus pedindo para que parasse de persegui-Lo e aos seus e, ao contrário, se juntasse aos apóstolos que pregavam as revelações de Sua vinda à Terra. Os acompanhantes que também tudo ouviram, mas não viram quem falava, quando a luz desapareceu ajudaram Saulo a levantar pois não conseguia mais enxergar. Saulo foi levado pela mão até a cidade de Damasco, onde recebeu outra “visita” de Jesus que lhe disse que nessa cidade deveria ficar alguns dias pois receberia uma revelação importante. A experiência o transformou profundamente e ele permaneceu em Damasco por três dias sem enxergar, e à seu pedido também sem comer e sem beber.Depois Saulo teve uma visão com Ananias, um velho e respeitado cristão da cidade, na qual ele o curava. Enquanto no mesmo instante Ananias tinha a mesma visão em sua casa. Compreendendo sua missão, o velho cristão foi ao seu encontro colocando as mãos sobre sua cabeça fez Saulo voltar a enxergar, curando-o. A conversão se deu no mesmo instante pois ele pediu para ser Batizado por Ananias. De Damasco saiu a pregar a palavra de Deus, já com o nome de Paulo, como lhe ordenara Jesus, tornando-se Seu grande apóstolo.Sua conversão chamou a atenção de vários círculos de cidadãos importantes e Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma. Suas relíquias se encontram na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na Itália, festejada no dia de sua consagração em 18 de novembro.O Senhor fez de Paulo seu grande apóstolo, o apóstolo dos gentios, isto é, o evangelizador dos pagãos. Ele escreveu 14 cartas, expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira “Teologia do Novo Testamento”. Também é o patrono das Congregações Paulinas que continuam a sua obra de apóstolo, levando a mensagem do Cristianismo a todas as partes do mundo, através dos meios de comunicação.

 

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

25 DE JANEIRO –FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO

                                                      SÃO PAULO: DE PERSEGUIDOR VIOLENTO A APÓSTOLO FOGOSODe Paulo sabemos pela leitura de suas cartas onde há grandes trechos autobiográficos, e pelo livro dos Atos  dos Apóstolos, escritos por Lucas. Nasceu de uma família rica em Tarso, na Cilícia, fora portanto da Palestina. Mas de família hebréia. Na circuncisão recebeu o nome duplo: um em aramaico – Saul; outro em romano- Paulo. Teve excelente formação e aprendeu corretamente várias línguas. Conheceu a fundo o Antigo Testamento e toda a legislação Judaica. Profissionalmente era fabricante de tendas e exerceu essa profissão mesmo nos anos de apostolado. Perseguiu os cristãos com violência, até o dia em que Jesus lhe apareceu na estrada de Damasco. Paulo se converte e se retira para o deserto da  Arábia. Volta depois de mais de um ano de meditação e começa sua espantosa atividade apostólica, apesar de sua saúde permanentemente fraca. Nenhum apóstolo viajou e pregou tanto como ele. Embora não pertencesse aos 12, ganhou dianteira a todos. Paulo foi martirizado em Roma entre os anos de 66 e 68. Desde o século III temos sua festa no dia 29 de junho.A reforma litúrgica, promovida pelo Concílio Vaticano II, fixou para alguns países (inclusive o Brasil) a festa no domingo. mais próximo ao dia 29.Paulo teve a cabeça decepada e foi sepultado fora da cidade de perto de onde; hoje se ergue a imponente Basílica de São Paulo , fora dos muros.

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

COMO ERA A VIDA DE SÃO PAULO?

Jesus resumiu ele mesmo a missão que destinava aos Apóstolos, no dia da ascensão, na hora da despedida: “Toda a autoridade me foi dada, no céu e na terra. Ide, ensinai a todas as nações, batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo que vos mandei. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt 28,18-20).Nos Atos dos Apóstolos e nas epístolas do próprio S. Paulo e também nos evangelhos é que vamos buscar as fontes da conversão de S. Paulo.      Eis o trecho da 1Cor 15, 8-10, numa verdadeira confissão, S. Paulo descreve o que foi o momento máximo de sua vocação e como ele se viu no colégio dos Apóstolos: “Por último de todos aos Apóstolos, Cristo apareceu a mim, como a um abortivo. Porque sou o menor dos Apóstolos, e não sou digno de se chamado Apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. Mas pela graça de Deus, sou o quê sou, e a graça que Ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que eles, não eu, mas a graça de Deus que está comigo”.São Paulo não conheceu Jesus em vida. Mesmo antes da ascensão de Cristo, na companhia dos Apóstolos, nem depois da ascensão. Passou poucos dias em companhia de Pedro, em Jerusalém. Não foi testemunha da morte e ressurreição de Cristo, como o foram os outros Apóstolos.Seu nome de nascença era SAULO – homem bem versado da Lei dos judeus e inteiramente dedicado à causa dessa Lei. “Também eu acreditei que devia fazer a maior oposição ao nome de Jesus de Nazaré”. E assim encontramos Saulo, pela primeira vez, na hora da morte do diácono Estevão.Lucas deve tê-lo ouvido muitas vezes da boca de Paulo. São como uma confissão, as palavras que acrescentou: “E Saulo havia aprovado a morte de Estevão”… “Persegui até a morte esta doutrina, assim se expressa ele, prendendo e mantendo em cárceres, homens e mulheres”. “Ai de vós, guias de cegos… insensatos cegos!”. (Mt 23, 16-17).Mais uma vez saiu Saulo de Jerusalém, atrás dos seguidores de Jesus.“Com poder e comissão dos sumos sacerdotes fui a Damasco. Era meio-dia. Eu estava em caminho, quando uma luz do céu, mais fulgurante do que o sol, brilhou em torno de mim e dos meus companheiro. Caímos todos por terra e ouvi uma voz que me dizia em língua hebraica: “Saulo, Saulo, porque me persegues? Dura coisa é recalcitrar contra o aguilhão”. Então eu disse: Quem és, Senhor? O Senhor respondeu: “Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito o que deves fazer”. Como eu não pudesse ver por causa daquela luz, guiado pela mão de meus companheiros, cheguei a Damasco”.

Guiado por outros, chega a Damasco este homem, temido por tanta gente, tão seguro de si… Mas, “trêmulo e atônito”, como diz Lucas (At 9,6). Três dias esteve lá, sem ver, comer e nem beber. Todas suas certezas estavam derrubadas! A luz fulgurante, a voz de Jesus de Nazaré, num instante lhe mostraram a cegueira em que vivera até aquele momento. Terrível golpe para seu orgulho! Vivera sob o nome de uma coisa morta: a Lei dos judeus.  Perseguir a vida, perseguira a Jesus e sua Igreja! Conversão é morte e vida unidas num grande mistério…Depois de três dias de lutas internas, Saulo estava pronto para seu Deus. “Veio ter com ele Ananias, homem piedoso e observador da lei, muito bem conceituado entre os judeus”. Lucas narra como Ananias foi a Saulo por meio de uma visão do Senhor: “Levanta-te e vai à rua Direita e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Saulo, ele está orando”. Ananias observou: “Muitos já falaram deste homem, quantos males fez a teus fiéis, em Jerusalém. E aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender todos que invocam o teu nome”. O Senhor, porém, tranqüiliza a Ananias.Ouviu, então, a voz deste profeta: “Irmão Saulo, recobre tua vista”. Naquela mesma hora pude enxergá-lo. Continuou ele: “O Deus de nossos pais te predestinou para que conhecesses a sua vontade, viste a Jesus, o Justo e ouvistes a palavra de sua boca, pois lhe serás diante de todos os homens testemunha das coisas que tens visto e ouvido. E agora, por que tardas? Levanta-te e lava-te. Recebe o batismo e lava os teus pecados invocando o seu nome”.“E Saulo levantou-se e foi batizado. Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido” (At 9, 18s). Assim termina Lucas a narrativa da conversão de Saulo, que prega nas sinagogas, proclama que Jesus é o Filho de Deus, para assombro de todos seus ouvintes que diziam: “Este não é aquele que perseguia em Jerusalém os que invocam este nome?” (At 9, 20s).Nunca mais Saulo se esqueceu das graças recebidas nos primeiros anos após sua conversão. “Jesus veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro. Se alcancei misericórdia foi para que primeiro em mim, Cristo fizesse brilhar sua magnanimidade e para que assim eu servisse de exemplo àquele que deveriam crer nEle para a vida eterna. Ao Rei dos séculos , ao único Deus imortal e invisível honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém” (1Tm 1,12-17).

PERGUNTAS PARA CONTINUAR A REFLEXÃO

  1. Quem foi São Paulo? O que sabemos dele?
  2. Onde é que ele nasceu?
  3. Quais e quantos nomes que ele recebeu na circuncisão?
  4. Qual era a sua formação? Falava algumas línguas? Quais?
  5. Perseguiu os cristãos? Porque ?
  6. O que é que aconteceu com ele na estrada de Damasco?
  7. Paulo se converte e se retira para onde? Como era a sua saúde?
  8. Por que é que ele ganhou a dianteira dos outros apóstolos? Como ele conhecia a legislação dos judeus?
  9. Quando e onde foi martirizado Paulo?
  10. A reforma litúrgica, promovida pelo concílio vaticano II, fixou para alguns países (inclusive o Brasil) a festa no domingo para dia e mês?

LEITURAS DO DOMINGO:FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 22, 3-16

Segunda Leitura: 1º Coríntios 7, 29-31

Evangelho: Marcos 16, 15-18