Pe. Lucas – Discussão de Jesus com os fariseus sobre o puro e o impuro – Mateus 15, 1-2.10-14

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

TERÇA-FEIRA DA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM

1) Oração

Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os vosso filhos que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.2) Leitura do Evangelho (Mateus 15, 1-2.10-14)

1Alguns fariseus e escribas de Jerusalém vieram um dia ter com Jesus e lhe disseram: 2Por que transgridem teus discípulos a tradição dos antigos? Nem mesmo lavam as mãos antes de comer. 10Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes: 11Ouvi e compreendei.Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem.12Então se aproximaram dele seus discípulos e disseram-lhe: Sabes que os fariseus se escandalizaram com as palavras que ouviram? 13Jesus respondeu: Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz.14Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala.           3) Reflexão Mateus 15,1-2.10-14

* O Evangelho de hoje traz a discussão de Jesus com os fariseus sobre o puro e o impuro. O texto fala dos costumes religiosos daquele tempo, fala dos fariseus que ensinavam tais costumes ao povo, e fala das instruções de Jesus a respeito destes costumes, muitos dos quais já tinham perdido seu sentido. Aqui no capítulo 15, Jesus ajuda o povo e os discípulos a entenderem melhor este assunto tão importante da pureza e das leis da pureza.* Mateus 15,1-2: Os fariseus criticam o comportamento dos discípulos de Jesus.

Alguns fariseus e diversos doutores da lei, vindos de Jerusalém, se aproximam de Jesus e perguntam: “Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? Pois comem pão sem lavar as mãos!” Eles fingem estar interessados em conhecer o porquê do comportamento dos discípulos. Na realidade, criticam Jesus por ele permitir que os discípulos transgridam as normas da pureza.Aqui há três pontos que merecem ser assinalados: (1) Os escribas são de Jerusalém, da capital. Vieram observar os passos de Jesus. (2) Os discípulos não lavam as mãos para comer! A convivência com Jesus deu-lhes coragem para transgredir normas que a tradição impunha ao povo, mas que já não tinham sentido para a vida. (3) O costume de lavar as mãos, que, até hoje, continua sendo uma norma importante de higiene, tinha tomado para eles um significado religioso que servia para controlar e discriminar as pessoas.* A Tradição dos Antigos (versículos 3 a 9 deste capítulo 15 de Mateus)

“A Tradição dos Antigos” transmitia as normas que deviam ser observadas pelo povo para conseguir a pureza exigida pela lei. A observância da pureza era um assunto muito sério.Uma pessoa impura não podia receber a bênção prometida por Deus a Abraão. As normas da lei da pureza ensinavam como recuperar a pureza para poder comparecer de novo diante de Deus e sentir-se bem na presença dele. Não se podia comparecer diante de Deus de qualquer jeito. Pois Deus é Santo e a Lei dizia: “Sede santos, porque eu sou santo!” (Lv 19,2). As normas de pureza eram, na realidade, uma prisão, um cativeiro (Cf Mt 23,4).Para os pobres, era praticamente impossível observá-las: tocar em leproso, comer com publicano, comer sem lavar as mãos, e tantas outras atividades, etc. Tudo isso tornava a pessoa impura, e qualquer contato com uma pessoa contaminava os outros. Por isso, o povo vivia acuado, sempre ameaçado pelas tantas coisas impuras que ameaçavam sua vida. Ele era obrigado a viver desconfiado de tudo e de todos. Insistindo nas normas da pureza, os fariseus chegavam a esvaziar os mandamentos da lei de Deus. Jesus cita um exemplo concreto. Eles diziam: o fulano que consagrasse ao Templo os seus bens, já não podia usar esses bens para ajudar os pais necessitados. Assim, em nome da tradição esvaziavam o quarto mandamento que manda amar pai e mãe (Mt 15,3-6).Tais pessoas pareciam muito observantes, mas era só por fora. Por dentro, o coração ficava longe de Deus! Jesus dizia, citando Isaías: Este povo me honra só com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mt 15,7-9). O povo, na sua sabedoria, já não concordava com tudo que se ensinava, e esperava que o messias viesse indicar um outro caminho para alcançar a pureza. Em Jesus se realiza esta esperança. Pela palavra ele purificava os leprosos (Mc 1,40-44), expulsava os espírito impuros (Mc 1,26.39; 3,15.22 etc), e vencia a morte que era a fonte de toda a impureza. Pelo toque em Jesus, a mulher excluída como impura ficou curada (Mc 5,25-34). Sem medo de contaminação, Jesus comia junto com as pessoas consideradas impuras (Mc 2,15-17).* Mateus 15,10-11: Jesus abre um novo caminho para o povo se aproximar de Deus

Ele diz para a multidão: “Escutem e compreendam. Não é o que entra na boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso torna o homem impuro”. Jesus inverte as coisas: o impuro não vem de fora para dentro, como ensinavam os doutores da lei, mas sim de dentro para fora. Deste modo, ninguém mais precisa se perguntar se esta ou aquela comida ou bebida é pura ou impura. Jesus coloca o puro e o impuro num outro nível, no nível do comportamento ético. Ele abre um novo caminho para chegar até Deus e realiza assim o desejo mais profundo do povo: estar em paz com Deus. Agora, de repente, tudo mudou! Através da fé em Jesus, era possível conseguir a pureza e sentir-se bem diante de Deus sem que fosse necessário observar todas aquelas normas da “Tradição dos Antigos”. Foi uma libertação! A Boa Nova anunciada por Jesus tirou o povo da defensiva, do medo, e lhe devolveu a vontade de viver, a alegria de ser filho e filha de Deus.Mateus 15,12-14: Jesus reafirma o que dissera antes

Os discípulos comunicaram a Jesus que as palavras dele provocaram escândalo nos fariseus, pois elas diziam exatamente o contrário daquilo que os fariseus ensinavam ao povo. Pois, se o povo fosse levar a sério o novo ensinamento de Jesus, toda a tradição dos antigos teria de ser abolida e os fariseus e doutores perderiam sua liderança e fonte de renda. A resposta de Jesus é clara e não deixa dúvida: “Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Não se preocupem com eles. São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão num buraco”. Jesus não diminui o impacto das suas palavras e reafirma o que dissera antes.4) Para um confronto pessoal

1. Conhece algum costume religioso de hoje que já não tem sentido, mas que continua sendo ensinado? . Na sua vida há costumes que você considera sagrados, e outros que não são sagrados? 2. Os fariseus eram judeus praticantes mas sua fé estava desligada da vida da vida do povo. Por isso, Jesus os criticou. E hoje, Jesus nos criticaria? Em que?5) Oração final

O anjo do SENHOR se acampa em volta dos que o temem e os salva. Provai e vede como é bom o SENHOR; feliz o homem que nele se abriga. (Sal 33, 8-9)