O AMANHECER DO EVANGELHO

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE

PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CMHISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

https://youtu.be/YTgC5na9d5I,                                                                                                                                              https://www.youtube.com/watch?v=YTgC5na9d5I,                                                                                                                        https://www.padrelucas.com.br/wp-admin/post.php?post=6989&action=edit,   Por favor,dê um like no Joinha do Youtube para dizer que você se interessa e viu e meditou o vídeo que fiz especialmente para você. Clique Neste site onde está este vídeo: e confira o que foi escrito e refletido:                                 https://youtu.be/YTgC5na9d5I                                                                                                                                                             https://www.youtube.com/watch?v=YTgC5na9d5I,                                                                                                                        https://www.padrelucas.com.br/wp-admin/post-new.php?post_type=event&wp-post-new-reload=true Um dos santos mais impressionantes na história da Igreja é São Francisco de Assis.Nasceu na cidade de Assis, na Itália, no ano de 1182, e morreu em 1226.Seu pai era muito rico.. Um comerciante internacional, como poucos no Brasil. Tinha portanto um ambiente muito propício às vaidades e à glória deste mundo. Francisco tinha, porém, um coração bom. Era caridoso e humilde.Certa vez, Francisco estava passeando a cavalo, quando encontrou um leproso. Sentiu arrepios, virou o rosto e foi andando. Mas logo voltou a si, arrependeu-se de ter humilhado o doente, voltou atrás e beijou a mão do leproso.Passado algum tempo, Francisco resolveu deixar toda sua riqueza e vida cômoda para seguir a Jesus de maneira completa. Quis ser padre.Quando seu pai o soube, protestou severamente. Espancou-o e obrigou a renunciar toda sua herança perante o bispo de Assis. Francisco preferiu ficar só com o reino de Deus. Tirou suas próprias vestes, entregou-as ao pai dizendo-lhe: “Até este dia eu o chamava de pai. Agora, com mais razão posso rezar: Pai nosso, que estais no céu”… E fez-se frade, pobre, humilde e santo.Ao morrer disse aos seus irmãos franciscanos: “Não vos incomodeis com os conceitos dos homens, que vos desprezam como loucos e tolos. Pregai penitência em toda a simplicidade, confiando naquele que venceu o mundo pela humildade. E’ Ele que fala por vossa boca. Não troqueis o reino dos céus por coisa alguma da terra”.Foi dessa maneira que Francisco mostrou-se filho de famoso comerciante: fazendo o melhor negócio do mundo. Quando descobriu a pérola rara do reino de Deus, adquiriu-a em troca de tudo o que possuía.https://www.youtube.com/watch?v=YTgC5 

                                                                     HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

O AMANHECER DO EVANGELHO

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE

PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CMQuinta-feira da 26ª Semana do Tempo Comum

  1) Oração

Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.2) Leitura do Evangelho – (Lc 10,1-12)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas – Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma. – Palavra da salvação.3) Reflexão

* No tempo de Jesus havia vários outros movimentos de renovação: essênios, fariseus, zelotes. Também eles procuravam uma nova maneira de conviver em comunidade e tinham os seus missionários. Mas estes, quando iam em missão, iam prevenidos. Levavam sacola e dinheiro para cuidar da sua própria comida. Pois não confiavam na comida do povo que nem sempre era ritualmente “pura”. Ao contrário dos outros missionários, os discípulos e as discípulas de Jesus receberam recomendações diferentes que nos ajudam a entender os pontos fundamentais da missão de anunciar a Boa Nova:1. Devem ir sem nada (Lc 10,4). Isto significa que Jesus os obriga a confiar na hospitalidade. Pois quem vai sem nada, vai porque confia no povo e acredita que vai ser recebido. Com esta atitude eles criticam as leis de exclusão, ensinadas pela religião oficial, e mostravam, pela nova prática, que tinham outros critérios de comunidade.2. Devem ficar hospedados na primeira casa até se retirar do lugar (Lc 10,7). Isto é, devem conviver de maneira estável e não andar de casa em casa. Devem trabalhar como todo mundo e viver do que recebem em troca, “pois o operário merece o seu salário” (Lc 10,7). Com outras palavras, eles devem participar da vida e do trabalho do povo, e o povo os acolherá na sua comunidade e partilhará com eles casa e comida. Isto significa que devem confiar na partilha. Isto também explica a severidade da crítica contra os que recusavam a mensagem: sacudir a poeira dos pés, como protesto contra eles (Lc 10,10-12), pois não recusam algo novo, mas sim o seu próprio passado.3. Devem tratar dos doentes e expulsar os demônios (Lc 10, 9). Isto é, devem exercer a função de “defensor” (goêl) e acolher para dentro do clã, dentro da comunidade, os excluídos. Com esta atitude criticam a situação de desintegração da vida comunitária do clã e apontam saídas concretas. A expulsão de demônios é sinal de que chegou o Reino de Deus (Lc 11,20).4. Devem comer o que o povo lhes dava (Lc 10,8). Não podem viver separados com sua própria comida mas devem aceitar a comunhão de mesa. Isto significa que, no contato com o povo, não devem ter medo de perder a pureza tal como era ensinada na época. Com esta atitude criticam as leis da pureza em vigor e mostram, pela nova prática, que possuem outro acesso à pureza, isto é, à intimidade com Deus.* Estes eram os quatro pontos básicos da vida comunitária que deviam marcar a atitude dos missionários ou das missionárias que anunciavam a Boa Nova de Deus em nome de Jesus: hospitalidade, partilha, comunhão de mesa, e acolhida aos excluídos (defensor, goêl).Caso estas quatro exigências fossem preenchidas, eles podiam e deviam gritar aos quatro ventos: “O Reino chegou!” (cf. Lc 10,1-12; 9,1-6; Mc 6,7-13; Mt 10,6-16). Pois o Reino de Deus que Jesus nos revelou não é uma doutrina, nem um catecismo, nem uma lei.O Reino de Deus acontece e se faz presente quando as pessoas, motivadas pela sua fé em Jesus, decidem conviver em comunidade para, assim, testemunhar e revelar a todos que Deus é Pai e Mãe e que, portanto, nós, seres humanos, somos irmãos e irmãs uns dos outros. Jesus queria que a comunidade local fosse novamente uma expressão da Aliança, do Reino, do amor de Deus como Pai, que faz de todos irmãos e irmãs.4) Para um confronto pessoal

  1. Criticam as leis da pureza em vigor e mostram, pela nova prática, que possuem outro acesso à pureza, isto é, à intimidade com Deus.

Ao contrário dos outros missionários, os discípulos e as discípulas de Jesus receberam recomendações diferentes que nos ajudam a entender os pontos fundamentais da missão de anunciar a Boa Nova. Como entendemos estes pontos?5) Oração final

Foste tu que criaste minhas entranhas e me teceste no seio de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste maravilhoso; são admiráveis as tuas obras. (Sl 138, 13-14)