EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE

PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CMTerça-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

Mc 2, 23-28 – (Mt 12, 1-8; Lc 6, 1-5) – ESPIGAS ARRANCADAS NO SÁBADO

Mc 2,23 Num dia de SÁBADO, Ele estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos(4/42) iam abrindo caminho, e arrancando as espigas. 24 Então os fariseus lhe perguntaram:  “Vê: por que estão fazendo o que não é permitido em dia de SÁBADO?” 25 Ele  lhes perguntou: “Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam passando necessidade e sentindo fome?  26 Davi entrou na casa de DEUS ,  quando Abiatar era sumo sacerdote,(avrciere,wj) comeu dos pães da proposição(oferecidos a Deus) e os deu também para os seus companheiros. No entanto só os sacerdotes (i`erei/j) podem comer desses pães.”  (1Sm 21, 2-7) (2Rs 4,42-44) 27  E Ele acrescentou: “O SÁBADO foi feito para servir ao homem, e não o homem para servir ao SÁBADO. 28  Portanto, o FILHO DO HOMEM é Senhor até mesmo doSÁBADO.”

BP:* 23-28: O centro da obra de Deus é o homem, e cultuar a Deus é fazer o bem ao homem. Não se trata de estreitar ou alargar a lei do sábado, mas de dar sentido totalmente novo a todas as estruturas e leis que regem as relações entre os homens. Porque só é bom aquilo que faz o homem crescer e ter mais vida. Toda lei que oprime o homem é lei contra a própria vontade de Deus, e deve ser abolida.A lei do descanso semanal era já severa por si mesma; não permitia sequer acender o fogo (Ex 34,21). Mas os fariseus a tornaram insuportável, formando uma tradição de novas prescrições, como dar ou desatar um nó, temperar a comida…
Como a lei proibia qualquer colheita ao sábado (Ex 20,10), concluíram arbitrariamente que nem colher umas espigas era lícito.Os judeus guardavam o sábado (Gn 2,3).

Observamos nesta leitura a ação de arrancar espigas pelos apóstolos sendo questionada pelos fariseus em virtude de contrariar a lei sabática dos judeus. O sábado para os judeus – shãbath em hebraico – tem em sua raiz o significado de cessação de atividade. A conotação com o descanso físico vem pelo fato de que a suspensão dos trabalhos proporciona descanso, e porque Deus destinou o sétimo dia não só para repouso e memorial do término de sua criação, mas como dia de culto, adoração e comunhão com Ele (Ex 16,27; 31,2-17).Nas orientações da lei de Moisés ao seu povo, o sétimo dia é o sábado do Senhor; não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu (Ex 23.12; Dt.5,14). São diversas as orientações, inclusive excessivas, relativas à guarda do sábado judaico, vejamos algumas: não exercer nenhum trabalho, profissional ou doméstico, não podendo nem ferver ou assar comida, nem sair de casa ou acender fogo, viajar, e outras exigências difíceis de cumprir no dia-a-dia. A violação de tais preceitos tornaria o infrator sujeito à maldição da lei e à pena de morte (Ex.31,15).Neste sentido Jesus vem apresentar uma brandura na dureza legalista: “Nunca lestes o que fez Davi e seus companheiros quando necessitavam e tiveram fome, e como entrou na casa de Deus, no tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, que só os sacerdotes podem comer, e os deu também aos companheiros?” Nesta nova realidade apresentada pelo Messias, a humanidade é livre para fazer o bem: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”.

Jesus Cristo é a própria liberdade. Assim, para os que gostam de situações que não mudam nunca, onde tudo tem que estar perfeito, sem erros, sem imprevistos ou improvisos, é bom que tomemos cuidado. Isso pode não ser tão bom como parece. Isso pode ser um legalismo que impede que a graça de Deus aconteça em nossas vidas. Jesus sempre interviu na vida das pessoas de maneira diferenciada. Nunca avisou com antecedência. Deus fez assim com Maria e com tantos outros. Deus acontece em nossa vida e, às vezes, quando estamos esperando de uma maneira, pode ser que ele se manifeste de outra. Em vez de legalismo, abramos nossos corações e deixemos que Jesus os habite, sem ter que marcar horário.Marcos 2,23-28: A lei existe para o bem das pessoas

Num dia de sábado, os discípulos passam pelas plantações e abrem caminho arrancando espigas. Em Mateus 12,1 se diz que eles estavam com fome. Os fariseus invocam a Bíblia para dizer que é transgressão da lei do sábado(Ex 20,8-11). Imediatamente, Jesus responde lembrando que o proprio Davi também fez coisa proibida, pois tirou os pães sagrados do Templo e os deu de comer aos soldados que estavam com fome (1Sm 21,2-7). E Jesus termina com duas frases importantes: 1) O sábado é para o ser humano e não o ser humano para o sábado. 2) O Filho do Homem é o dono até do sábado. Momento de reflexão:

Qual o ponto deste texto que você mais gostou ou que mais chamou sua atenção?

Qual a mensagem que você tira do texto para a sua vivência?

Oração:
Salmo 13 (12): Deus está conosco no meio dos conflitos.