5. Quinta-feira da 7ª Semana da Páscoa


Para que eles cheguem à unidade perfeita. O Evangelho de hoje traz a terceira e última parte da Oração Sacerdotal – Jo 17,20-26

A BÍBLIA EXPLICADA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS

O AMANHECER DO EVANGELHO

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

A-oração-sacerdotal-de-Jesu.jpgA-oração-sacerdotal-de-Jesus.jpgA-oração-sacerdotal-de-Jesus1.jpg

Quinta-feira da 7ª Semana da Páscoa

https://www.instagram.com/reel/DKa_yS7ubM7/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

1) Oração

Nós vos pedimos, ó Deus, que o vosso Espírito nos transforme com a força dos seus dons, dando-nos um coração capaz de agradar-vos e de aceitar a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

adeus.jpg A-oração-sacerdotal-de-Jesus.jpg A-oração-sacerdotal-de-Jesus4.jpg

2) Leitura do Evangelho (Jo 17,20-26)

20Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim.21Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste.22Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim. 24Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste. 26Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles.

A-oração-sacerdotal-de-Jesus5.jpg A-oração-sacerdotal-de-Jesus7.jpg intercessores do futuro.jpg

3) Momento de Reflexão  – Jo 17,20-26

*  O Evangelho de hoje traz a terceira e última parte da Oração Sacerdotal, na qual Jesus olha para o futuro e manifesta o seu grande desejo pela unidade entre nós, seus discípulos, e pela permanência de todos no amor que unifica, pois sem amor e sem unidade não merecemos credibilidade.

jesus_lido_vendo_o_sol.jpg jesus_luz.jpg Jesus_praying.jpg

*  João 17,20-23: Para que o mundo creia que tu me enviaste

Jesus alarga o horizonte e reza ao Pai: Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste. Aqui transparece a grande preocupação de Jesus pela união que deve existir nas comunidades. Unidade não significa uniformidade, mas sim permanecer no amor, apesar de todas as tensões e conflitos. Amor que unifica a ponto de criar entre todos uma profunda unidade, como aquela que existe entre Jesus e o Pai. A unidade no amor revelada na Trindade é o modelo para as comunidades. Por isso, é através do amor entre as pessoas que as comunidades revelam ao mundo a mensagem mais profunda de Jesus. Como o povo dizia dos primeiros cristãos: “Veja como eles se amam!” É trágica a atual divisão entre as três religiões nascidas a partir de Abraão: judeus, cristãos e muçulmanos. Mais trágica ainda é a divisão entre nós cristãos que dizemos crer em Jesus. Divididos não merecemos credibilidade. O ecumenismo está no centro da última prece de Jesus ao Pai. É o seu Testamento. Ser cristão e não ser ecumênico é um contra-senso. Contradiz a última vontade de Jesus.

jesus_luz.jpg Jesus_praying.jpg Jesus-reza-pela-uniao-dos-discipulos-a.jpg

*  João 17,24-26: Que o amor com que me amaste esteja neles

Jesus não quer ficar só. Ele diz: Pai, aqueles que tu me deste, eu quero que eles estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois me amaste antes da criação do mundo. A felicidade de Jesus é que todos nós estejamos com ele. Ele quer que os discípulos e as discípulas tenham a mesma experiência que ele mesmo teve do Pai. Quer que conheçam o Pai como ele o conheceu. Na Bíblia, a palavra conhecer não se reduz a um conhecimento teórico racional, mas implica experimentar a presença de Deus na convivência amorosa com as pessoas na comunidade.

MEDITAÇÃO-ESP.jpg Pai-Filho-e-Espirito-Santo.jpg Por que vc me aparece assim 3.jpg

*  Que sejam um como nós! (Unidade e Trindade no evangelho de João)

*  O evangelho de João nos ajuda muito na compreensão do mistério da Trindade, a comunhão entre as três pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito. Dos quatro evangelhos, João é o que mais acentua a profunda unidade entre o Pai e o Filho. Vemos pelo texto do evangelho (Jo 17,6-8) que a missão do Filho é a suprema manifestação do amor do Pai. É esta unidade entre Pai e Filho que faz Jesus proclamar: Eu e o Pai somos um (Jo 10,30). Entre ele e o Pai existe uma unidade tão intensa que quem vê o rosto de um vê também o do outro. É cumprindo esta missão de unidade recebida do Pai, que Jesus revela o Espírito. O Espírito da Verdade vem de junto do Pai (Jo 15,26). A pedido do Filho (Jo 14,16), o Pai o envia a cada um de nós para que permaneça conosco, nos animando e nos fortalecendo. O Espírito também nos vem do Filho (Jo 16,7-8). Assim, o Espírito da Verdade, que caminha conosco, é a comunicação da profunda unidade que existe entre o Pai e o Filho (Jo 15,26-27). O Espírito não pode comunicar outra verdade que não seja a Verdade do Filho. Tudo o que se relaciona com o mistério do Filho, o Espírito nos faz conhecer (Jo 16,13-14). Esta experiência da unidade em Deus foi muito forte nas comunidades do Discípulo Amado. O amor que une as pessoas divinas Pai e Filho e Espírito nos permite experimentar Deus através da união com as pessoas numa comunidade de amor. Assim também era a proposta da comunidade, onde o amor deveria ser o sinal da presença de Deus no meio da comunidade (Jo 13,34-35). E este amor constrói a unidade dentro da comunidade (Jo 17,21). Eles olhavam para a unidade em Deus para poder entender a unidade entre eles.

Pai-Filho-e-Espirito-Santo.jpg

4) Para confronto pessoal

1) Dizia o bispo Dom Pedro Casaldáliga: “A Trindade ainda é a melhor comunidade”. Na comunidade da qual você faz parte, você percebe algum reflexo humano da Trindade Divina?

2) Ecumenismo. Sou ecumênico?

5) Oração final

Vós me ensinareis o caminho da vida, há abundância de alegria junto de vós, e delícias eternas à vossa direita (Sl 15,11).

AJUDE A DIVULGAR E A MANTER ESTE NOSSO APOSTOLADO

Prezados amigos e amigas, a Paz de Cristo!

Com a Graça de Deus temos nos tornado um importante apostolado que oferece aos cristãos católicos e protestantes preciosas homilias diárias e sugestões litúrgicas, tratando dos mais diversos temas, através das Homilias diárias, Homilias dominicais, Teologia Popular, os artigos sobre catequese, liturgia e musica, Cristologia, Marialogia, Biblia, mensagens atuais, desde as obras dos primeiros cristãos até reflexões sobre os problemas atuais de nossa sociedade.

Até então temos mantido nosso apostolado com nossos próprios recursos, (1200,00 reiais mensais)o que tem limitado muitíssimo nossas ações que só tem o objetivo de oferecer um serviço de alta qualidade, gratuitamente.

Se você desejar ajudar esse nosso trabalho evangelizador on line financeiramente para que possamos atender a você e a outros leitores da melhor forma possível, utilize as informações abaixo para dar a sua contribuição:

Banco Itau – Belo Horizonte – MG
Agência: 6633
Conta Poupança:00 861-7/500

Faça seu depósito identificado e depois envie-nos uma mensagem com seu endereço, para que possamos lhe enviar uma pequena lembrança de agradecimento. Grato, Pe. Lucas

AJUDE A MANTER O NOSSO TRABALHO EVANGELIZADOR TODOS OS DIAS”
CARÍSSIMOS IRMÃOS E IRMÃS

Precisamos de sua ajuda para cobrir nossos custos de operação e manter este site. Aos domingos rezamos missa por todos que colaboram com nossa obra de Evangelização. Se cada um que visita esta página doar apenas R$-50,00 por mês já daria para pagar as nossas contas, mas infelizmente nem todos pensam assim… Pouco com Deus é muito e muito sem Deus é nada…

PENSE NISSO E VEJA COMO VOCÊ PODE NOS AJUDAR! COLABORE PARA CONTINUARMOS O TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO. PRECISAMOS DE SUA AJUDA!

Sua contribuição em qualquer valor é muito valiosa!

FAÇA UM DEPÓSITO NA CONTA:
BANCO ITAU – AGÊNCIA 6633 – CONTA POUPANÇA: 00861-7
FAVORECIDO: LUCAS DE PAULA ALMEIDA

Colabore e Fidelize!

Que Deus abençoe você!
Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

 

     DIREÇAO ESPIRITUAL
PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA,CM
RUA JOSE CLETO, 320, APTO 304 – BLOCO B – BAIRRO PALMARES-
CEP. 31155290- BELO HORIZONTE – MG
TEL (31)34260069 – 34269913
EMAIL: [email protected]
SITE: www.padrelucas.com.br
SITE: www.pelucas.com.br
QUEM É O PE. LUCAS?
Confira a sua vida acessando os sites:
http://www.padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000008
http://www.padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000158