EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

(LECTIO DIVINA)

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

UM MENINO E SUA MÃE –  UMA HISTORIA VERÍDICA:

https://www.youtube.com/watch?v=pIXfj79cW50&t=14s

CLIC NO JOINHA E DIGA QUE GOSTOU

SUBIU AOS CÉUS – SOLENIDADE DA ASCENSÃO DE JESUS –

https://www.youtube.com/watch?v=UZkdWPJ6DPk

https://www.youtube.com/watch?v=UZkdWPJ6DPk&feature=youtu.be

SUBIU AOS CÉUS – SOLENIDADE DA ASCENSÃO DE JESUS – ANO B

https://youtu.be/UZkdWPJ6DPk

X DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO B

UM PECADO IMPERDOÁVEL?

A emoção é capaz de tirar a serenidade do raciocínio. A ira pode levar a assumir posições absurdas. Assim aconteceu com os inimigos de Jesus. Cegos adversários de sua presença e de seu poder, acusaram-no de expulsar o demônio pelo poder de Belzebu, o Príncipe dos demônios.

A palavra “Belzebu” – seria interessante recordar – vem do nome de um deus filisteu de Acaron, cujo nome era “Baal das moscas” – “Baal Zebub”. A mesma palavra foi deformada pelos judeus, e ficou “Beelzebul”, que significa “o senhor das esterqueiras”. De qualquer maneira é um nome depreciativo com que os israelitas chamavam o chefe dos espíritos malígnos. Como está no Evangelho, os escribas lançaram em rosto a Jesus que Ele estaria expulsando os demônios pelo poder de Belzebu (cfr Mc 3, 23ss). Uma colocação simplesmente absurda, como lhes procurou dizer Jesus: como é que o demônio pode expulsar o próprio demônio? Um reino dividido em si mesmo, se   destrói. Uma casa dividida contra si mesma, não pode permanecer. Mas Jesus foi mais adiante na sua argumentação. Usando de uma comparação muito viva, disse que “ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus pertences, se primeiro não o amarrar; só então poderá roubar a sua casa” (v 27). Jesus é justamente esse “mais forte” que vem tomar conta do mundo e dele expulsar as potências do mal. João Batista havia falado desse “mais forte”, do qual ele não era digno nem de desatar as correias de seus sapatos (cfr Mc 17). Jesus é esse forte que viu Satanás venci- do, precipitando do céu como um relâmpago, quando os discípulos mandados por Ele começaram a anunciar o Evangelho (cfr Lc 10, 17). A verdade é que chegou o Reino de Deus e Jesus expulsa os demônios pelo poder de Deus (cfr Mt 12,28).

Essa atitude de coração empedernido dos escribas deu a Jesus ocasião de dar uma severa lição: “Tudo será perdoado aos filhos dos homens, os pecados e todas as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, não terá remissão para sempre. Pelo contrário, é culpado de um pecado eterno” (Mc 3, 28-29). E o evangelista explica: “É porque eles haviam dito: ‘um espírito imundo está nele’ (v 30). Jesus era evidentemente um santo, e eles o chamavam de demônio. Eram como aqueles dos quais disse Isaías: “Eles chamam o bem de mal e o mal de bem; trocam a luz em trevas e convertem o doce em amargo” (Is 5,20).

Está aí o famoso problema dos pecados contra o Espírito Santo, que não têm perdão nem neste mundo nem no outro. Será que haverá mesmo pecados imperdoáveis? É claro, que, enquanto o homem está nesta vida, Deus não lhe recusará a sua misericórdia. O que é preciso, então, é entender o alcance das palavras de Jesus, quando fala de “pecado contra o Espírito Santo”. Esse pecado é o daqueles que se colocam fora do campo do perdão, daqueles que rejeitam a força reconciliadora de Deus. É o pecado daqueles que com olhos abertos negam a evidência. O pecado dos que não vêem porque não querem ver. Para eles nenhum argumento vale, porque eles se colocam acima da verdade. É o pecado do próprio demônio, o pecado do orgulho diabólico. Santo Tomás ensina, na sua Suma Teológica, que nem Deus pode perdoar tal pecado, a não ser que Ele queira interferir com a força de um milagre excepcional (5. Th.,II-II,q.14,ad3).

Nossos velhos catecismos traziam uma lista de tais pecados: a presunção de se salvar sem merecimento; o desespero quanto à salvação; negar a verdade conhecida como tal; ter inveja da graça que Deus deu a outrem; a impenitência final (que é o propósito de não se arrepender); a obstinação no pecado.

Donde se vê que tais pecados se tornam intrinsecamente imperdoáveis, porque o pecador recusa o arrependimento. Então, só mesmo o milagre de Deus! E ninguém pode garantir que tal milagre vai acontecer para determinada pessoa.

LEITURAS para o X Domingo do Tempo Comum – Ano B:

1ª – Gn 3, 9-15, 20.

2ª – 2 Cor 4,1-13-5,1.

3ª – Mc 3, 20-35.- Jesus em casa ensinando….