EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

(LECTIO DIVINA)

REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

MATEUS 16,13-23: A COMUNIDADE DE FÉ:

PEDRA DE APOIO OU PEDRA DE TROPEÇO? –

Na reflexão que preparamos para o próximo domingo, aparecem muitas opiniões sobre Jesus e várias maneiras de se expressar a fé. Pedro, por exemplo, tem opiniões e atitudes tão opostas entre si que parecem não poder caber na vida de uma mesma pessoa. Hoje, também existem muitas opiniões diferentes sobre Jesus e várias maneiras de se viver a fé, tanto dentro da gente como na comunidade.

1 Situando

  1. Estamos na parte narrativa entre o Sermão das Parábolas (Mt 13) e o Sermão da Comunidade (Mt 18). Geralmente, nestas partes narrativas que ligam entre si os cinco Sermões, Mateus costuma seguir a sequência do Evangelho de Marcos. De vez em quando, cita outras informações, também conhecidas por Lucas. E aqui e acolá, traz textos que só aparecem no Evangelho de Mateus, como é o caso da conversa entre Jesus e Pedro do texto de hoje. Este texto recebe interpretações diversas e até opostas nas várias igrejas cristãs.

  1. Naquele tempo, as comunidades cultivavam uma ligação afetiva muito forte com as lideranças que tinham dado origem à comunidade. Por exemplo, as comunidades de Antioquia na Síria cultivavam a sua ligação com a pessoa de Pedro. As da Grécia, com a pessoa de Paulo. Algumas comunidades da Ásia, com a pessoa do Discípulo Amado e outras com a pessoa de João do Apocalipse. Uma identificação com estes líderes da sua origem ajudava as comunidades a cultivar melhor a sua identidade e espiritualidade. Entretanto, podia ser motivo de briga, como no caso da comunidade de Corinto (1Cor 1,11-12).

2 Comentando

  1. Mateus 16,13-16: As opiniões do povo e dos discípulos a respeito de Jesus faz um levantamento da opinião do povo a respeito da sua pessoa. As respostas são variadas: João Batista, Elias, Jeremias, alguns dos profetas. Quando pergunta pela opinião dos discípulos, Pedro se torna porta-voz e diz: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!” A resposta não é nova. Anteriormente, os discípulos já tinham dito a mesma coisa (Mt 14,33). No Evangelho de João, a mesma profissão de fé é feita por Marta (Jo 11,27). Ela significa que em Jesus se realizam as profecias do Antigo Testamento

  1. Mateus 16,17: A resposta de Jesus a Pedro: “Feliz você Pedro!”

  1. Jesus proclama Pedro “Feliz!”, porque recebeu uma revelação do Pai. Aqui também a resposta de Jesus não é nova. Anteriormente, Jesus tinha louvado o Pai por ele ter revelado o Filho aos pequenos e não aos sábios (Mt 11,25-27) e tinha feito a mesma proclamação de felicidade aos discípulos por estarem vendo e ouvindo coisas que antes ninguém conhecia (Mt 13,16).

  1. Mateus 16,18-20: As atribuições de Pedro: ser pedra e tomar conta das chaves do Reino
  2. Ser pedra: Pedro deve ser pedra, isto é, deve ser fundamento firme para a igreja a ponto de ela poder resistir contra as portas do inferno. Com estas palavras de Jesus a Pedro, Mateus anima as comunidades perseguidas da Síria e da Palestina que viam em Pedro a liderança marcante da sua origem. Apesar de fraca e perseguida, a comunidade tem fundamento firme, garantido pela palavra de Jesus. Ser pedra como fundamento da fé evoca a palavra de Deus ao povo no exílio: “Vocês que buscam a Deus e procuram a justiça, olhem para a rocha (pedra) de onde foram talhados, olhem para a pedreira de onde foram extraídos. Olhem para Abraão seu pai e para Sara sua mãe. Quando os chamei, eles eram um só, mas se multiplicaram por causa da minha bênção” (Is 51,1-2). Indica um novo começo do povo de Deus.

  1. As chaves do Reino: Pedro recebe as chaves do Reino. O mesmo poder de ligar e desligar é dado às comunidades (Mt 18,18) e aos outros discípulos (Jo 20,23). Os pontos em que o Evangelho de Mateus mais insiste é na reconciliação e no perdão. E uma das tarefas mais importantes dos coordenadores e coordenadoras das comunidades, imitando Pedro, ligar e desligar, isto é, fazer com que haja reconciliação, aceitação mútua, construção da fraternidade.

  1. Mateus 16,21-22: Jesus completa o que faltava na resposta de Pedro, e este reage Jesus diz: “É necessário que o Messias sofra e seja morto em Jerusalém”. Dizendo que “é necessário”, ele indica que o sofrimento estava previsto nas profecias. Não só o triunfo da glória, também o caminho da cruz. Se os discípulos aceitam Jesus como Messias e Filho de Deus, devem aceitá-lo também como o Messias Servo que vai ser morto. Mas Pedro não aceita a correção de Jesus e procura dissuadi-lo.

  1. Mateus 16,23: A resposta de Jesus a Pedro: pedra de tropeço

A resposta de Jesus é surpreendente: “Afaste-se de mim, Satanás! Você me serve de pedra de tropeço! Você não pensa as coisas de Deus, mas sim as dos homens!” Novamente aparece a expressão pedra, mas agora em sentido oposto. Pedro ora é pedra de apoio, ora é pedra de tropeço. Assim eram as comunidades da época de Mateus, marcadas pela ambiguidade.

3 Alargando

  1. Igreja, Assembleia

A palavra igreja, em grego eklésia, aparece 105 vezes no NT, quase exclusivamente nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Nos Evangelhos, aparece três vezes, só em Mateus. A palavra significa literalmente “convocada” ou “escolhida”. Ela indica o povo que se reúne convocado pela Palavra de Deus e procura viver a mensagem do Reino que Jesus trouxe. A igreja ou a comunidade não é o Reino, e sim um instrumento e uma amostra do Reino. O Reino é maior. Na igreja, na comunidade deve ou deveria aparecer aos olhos de todos aquilo que acontece quando um grupo humano deixa Deus reinar e tomar conta de suas vidas.

  1. Pedro, Pedra Jesus deu a Simão o apelido de Pedra (Pedro). Pedro era fraco na fé, duvidou, tentou desviar Jesus, teve medo no horto, dormiu e fugiu, não entendia o que Jesus falava. Ele era como os pequenos que Jesus proclamou felizes. Pedro era apenas um dos doze e deles se fazia porta-voz. Mais tarde, depois da morte e ressurreição de Jesus, a sua figura cresceu e se tornou símbolo da comunidade.