ESTE É O TEU FILHO, ESTA É A TUA MAE- Jo 19,25-27
A BÍBLIA EXPLICADA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS
O AMANHECER DO EVANGELHO
REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM
SEGUNDA FEIRA
1) Oração
Ó Deus, quando o vosso Filho foi exaltado, quisestes que sua Mãe estivesse ao pé, junto à cruz, sofrendo com ele. Dai à vossa Igreja, unida a Maria na paixão de Cristo, participar da ressurreição do Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Jo 19,25-27)
Naquele tempo, 25Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.
3) Reflexão João 19,25-27
Hoje, festa de Nossa Senhora das Dores, o evangelho do dia traz a passagem em que Maria, a mãe de Jesus, e o discípulo amado se encontram no calvário diante da Cruz. A Mãe de Jesus aparece duas vezes no evangelho de João: no começo, nas bodas de Caná (Jo 2,1-5), e no fim, ao pé da Cruz (Jo 19,25-27). Estes pois episódios, exclusivos do evangelho de João, têm um valor simbólico muito profundo. O evangelho de João, comparado com os outros três evangelhos é como quem tira raio-X onde os outros três só tiram fotografia. O raio-X da fé ajuda a descobrir dimensões nos acontecimentos que os olhos comuns não chegam a perceber. O evangelho de João, além de descrever os fatos, revela a dimensão simbólica que neles existe. Assim, nos dois casos, em Caná e na Cruz, a Mãe de Jesus representa simbolicamente o Antigo Testamento que aguarda a chegada do Novo Testamento e, nos dois casos, ela contribui para que o Novo chegue. Maria aparece como o elo entre o que havia antes e o que virá depois. Em Caná, ela simboliza o AT, percebe os limites do Antigo e toma a iniciativa para que o Novo possa chegar. Ela vai falar ao Filho: “Eles não tem mais vinho!” (Jo 2,3). E no Calvário? Vejamos:
João 19, 25: As mulheres e o Discípulo Amado junto à Cruz
Assim diz o Evangelho: “A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz”. A “fotografia” mostra a mãe junto do filho, em pé. Mulher forte, que não se deixa abater. “Stabat Mater Dolorosa!” Ela é uma presença silenciosa que apóia o filho na sua entrega até à morte, e morte de cruz (Flp 2,8). Além disso, o “raio-X” da fé mostra como se realiza a passagem do AT para o NT. Como em Caná, a Mãe de Jesus representa o AT. O Discípulo Amado representa o NT, a comunidade que cresceu ao redor de Jesus. É o filho que nasceu do AT, a nova humanidade que se forma a partir da vivência do Evangelho do Reino. No fim do primeiro século, alguns cristãos achavam que o AT já não era necessário. De fato, no começo do segundo século, Márcion recusou todo o AT e ficou só com uma parte do NT. Por isso, muitos queriam saber qual a vontade de Jesus a este respeito.
João 19,26-28 : O Testamento ou a Vontade de Jesus
As palavras de Jesus são significativas. Vendo sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis aí o seu filho.” Depois disse ao discípulo: “Eis aí a sua mãe.” Os Antigo e o Novo Testamento devem caminhar juntos. A pedido de Jesus, o discípulo amado, o filho, o NT, recebe a Mãe, o AT, em sua casa. É na casa do Discípulo Amado, na comunidade cristã, que se descobre o sentido pleno do AT. O Novo não se entende sem o Antigo, nem o Antigo é completa sem o Novo. Santo Agostinho dizia: “Novum in vetere latet, Vetus in Novo patet”. (O Novo está escondido no Antigo. O Antigo desabrocha no Novo). O Novo sem o Antigo seria um prédio sem fundamento. E o Antigo sem o Novo seria uma árvore frutífera que não chegou a dar fruto.
Maria no Novo Testamento
De Maria se fala pouco no NT, e ela mesma fala menos ainda. Maria é a Mãe do silêncio. A Bíblia conservou apenas sete palavras de Maria. Cada uma destas sete palavras é como uma janela que permite olhar para dentro da casa de Maria e descobrir como ela se relacionava com Deus. A chave para entender tudo isso é dada por Lucas nesta frase: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” (Lc 11,27-28)
1ª Palavra: “Como pode ser isso se eu não conheço homem algum!” (Lc 1,34)
2ª Palavra: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38)
3ª Palavra: “Minha alma louva o Senhor, exulta meu espírito em Deus meu Salvador!” (Lc 1,46-55)
4ª Palavra: “Meu filho porque nos fez isso? Teu pai e eu, aflitos, te procurávamos” (Lc 2,48)
5º Palavra: “Eles não tem mais vinho!” (Jo 2,3)
6ª Palavra: “Fazei tudo o que ele vos disser!” (Jo 2,5)
7ª Palavra: O silêncio ao pé da Cruz, mais eloqüente que mil palavras! (Jo 19,25-27)
4) Para um confronto pessoal
1) Maria ao pé da Cruz. Mulher forte, silenciosa. Como é minha devoção a Maria, a mãe de Jesus?
2) Na Pietà de Miguelangelo, Maria aparece bem jovem, mais jovem que o próprio filho crucificado, quando já devia ter no mínimo em torno de 50 anos. Perguntado porque tinha esculpido o rosto da Maria tão jovem, Miguelangelo respondeu: “As pessoas apaixonadas por Deus não envelhecem nunca”. Apaixonada por Deus! Existe paixão por Deus em mim?
5) Oração final
Quão grande é, Senhor, vossa bondade, que reservastes para os que vos temem e com que tratais aos que se refugiam em vós, aos olhos de todos. (Sl 30,20)
AS BEM-AVENTURANÇAS – Mt 5,1-12
A BÍBLIA EXPLICADA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS
O AMANHECER DO EVANGELHO
REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

Segunda-feira da 10ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por sua inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 5,1-12)

1Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.

2Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!

4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!

9Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!

11Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
3) Reflexão – Mt 5,1-12

* A partir de hoje, início da 10ª Semana Comum, até o fim da 21ª Semana Comum, os evangelhos diários serão tomados do evangelho de Mateus. E a partir de 1 de setembro, início da 22ª Semana Comum, até 29 de novembro, fim do ano litúrgico, eles serão do evangelho de Lucas.
* No Evangelho de Mateus, escrito para as comunidades de judeus convertidos da Galiléia e Síria, Jesus é apresentado como o novo Moisés, o novo legislador. No AT a Lei de Moisés foi codificada em cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Imitando o modelo antigo, Mateus apresenta a Nova Lei em cinco grandes Sermões espalhados pelo evangelho: 1) O Sermão da Montanha (Mt 5,1 a 7,29); 2) O Sermão da Missão (Mt 10,1-42); 3) O Sermão das Parábolas (Mt 13,1-52); 4) O Sermão da Comunidade (Mt 18,1-35); 5) O Sermão do Futuro do Reino (Mt 24,1 a 25,46). As partes narrativas, intercaladas entre os cinco Sermões, descrevem a prática de Jesus e mostram como ele observava a nova Lei e a encarnava em sua vida.

* Mateus 5,1-2: O solene anúncio da Nova Lei
De acordo com o contexto do evangelho de Mateus, no momento em que Jesus pronunciou o Sermão da Montanha, havia apenas quatro discípulos com ele (cf. Mt 4,18-22). Pouca gente. Mas uma multidão imensa estava à sua procura (Mt 4,25). No AT, Moisés subiu o Monte Sinai para receber a Lei de Deus. Como Moisés, Jesus sobe a Montanha e, olhando o povo, proclama a Nova Lei. É significativa a maneira solene como Mateus introduz a proclamação da Nova Lei: “Ao ver as multidões Jesus subiu o monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Felizes os pobres em Espírito, pois deles é o Reino do Céu!”

As oito Bem-Aventuranças formam a solene abertura do “Sermão da Montanha”. Nelas Jesus define quem pode ser considerado feliz, quem pode entrar no Reino. São oito categorias de pessoas, oito portas de entrada para o Reino, para a Comunidade. Não há outras entradas! Quem quiser entrar no Reino terá que identificar-se ao menos com uma destas oito categorias.

* Mateus 5,3: Felizes os pobres em espírito
Jesus reconhece a riqueza e o valor dos pobres (Mt 11,25-26). Define sua própria missão como “anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4,18). Ele mesmo, vive como pobre. Não possui nada para si, nem mesmo uma pedra para reclinar a cabeça (Mt 8,20). E a quem quer segui-lo ele manda escolher: ou Deus, ou o dinheiro! (Mt 6,24).

No evangelho de Lucas se diz: “Felizes vocês pobres!” (Lc 6,20). Então, quem é o “pobre em espírito”? É o pobre que tem o mesmo espírito que animou Jesus. Não é o rico. Nem é o pobre com cabeça de rico. Mas é o pobre que, como Jesus, acredita nos pobres e reconhece o valor deles. É o pobre que diz: “Eu acredito que o mundo será melhor quando o menor que padece acreditar no menor”.
![Sermon del monte[1].jpg](https://www.padrelucas.com.br/wp-content/uploads/2018/08/sermon-del-monte1-jpg.jpeg)
1. Felizes os pobres em espírito 1 deles é o Reino dos Céus
2. Felizes os mansos 2 herdarão a terra
3. Felizes os aflitos 3 serão consolados
4. Felizes os que têm fome e sede de justiça 4 serão saciados
5. Felizes os misericordiosos 5 obterão misericórdia
6. Felizes os de coração puro 6 verão a Deus
7. Felizes os promotores da paz 7 serão filhos de Deus
8. Felizes os perseguidos por causa da justiça 8 deles é o Reino dos Céus

* Mateus 5,4-9: O novo projeto de vida
Cada vez que na Bíblia se tenta renovar a Aliança, se recomeça restabelecendo o direito dos pobres e dos excluídos. Sem isto, a Aliança não se refaz! Assim faziam os profetas, assim faz Jesus. Nas bem-aventuranças, ele anuncia o novo Projeto de Deus que acolhe os pobres e os excluídos. Ele denuncia o sistema que exclui os pobres e persegue os que lutam pela justiça. A primeira categoria dos “pobres em espírito” e a última categoria dos “perseguidos por causa da justiça” recebem a mesma promessa do Reino dos Céus. E a recebem desde agora, no presente, pois Jesus diz “deles é o Reino!” O Reino já está presente na vida deles. Entre a primeira e a última categoria, há três duplas ou seis outras categorias de pessoas que recebem a promessa do Reino. Nestas três duplas transparece o novo projeto de vida que quer reconstruir a vida na sua totalidade através de um novo tipo de relacionamento: com os bens materiais (1ª dupla); com as pessoas entre si (2ª dupla); com Deus (3ª dupla). A comunidade cristã deve ser uma amostra deste Reino, um lugar onde o Reino começa a tomar forma desde agora.

* As três duplas:
Primeira dupla: os mansos e os aflitos: Os mansos são os pobres de que fala o salmo 37. Eles foram privados de suas terras e vão herdá-las de novo (Sl 37,11; cf Sl 37.22.29.34). Os aflitos são os que choram diante da injustiça no mundo e no povo (cf. Sl 119,136; Ez 9,4; Tob 13,16; 2Pd 2,7). Estas duas bem-aventuranças querem reconstruir o relacionamento com os bens materiais: a posse da terra e o mundo reconciliado.

Segunda dupla: os que tem fome e sede de justiça e os misericordiosos: Os que tem fome e sede de justiça são os que desejam renovar a convivência humana, para que ela esteja novamente de acordo com as exigências da justiça. Os misericordiosos são os que tem o coração na miséria dos outros porque querem eliminar as desigualdades entre os irmãos e irmãs. Estas duas bem-aventuranças querem reconstruir o relacionamento entre as pessoas através da prática da justiça e da solidariedade.

Terceira dupla: os puros de coração e os pacíficos: Os puros de coração são os que tem um olhar contemplativo que lhes permite perceber a presença de Deus em tudo. Os que promovem a paz serão chamados filhos de Deus, porque eles se esforçam para que a nova experiência de Deus possa penetrar tudo e realize a integração de tudo (Shalôm). Estas duas bem-aventuranças querem reconstruir o relacionamento com Deus: ver a presença atuante de Deus em tudo e ser chamado filho e filha de Deus.

* Mateus 5,10-12: Os perseguidos por causa da justiça e do evangelho
* As bem-aventuranças dizem exatamente o contrário do que diz a sociedade em que vivemos. Nesta, o perseguido pela causa da justiça é visto como um infeliz. O pobre é um infeliz. Feliz é quem tem dinheiro e pode ir no supermercado e gastar à vontade. Feliz é quem tem fama e poder. Os infelizes são os pobres, os que choram! Na televisão, as novelas divulgam este mito da pessoa feliz e realizada. E sem nos se dar conta, as novelas acabam se tornando o padrão de vida para muitos de nós. Será que na nossa sociedade ainda há lugar para estas palavras de Jesus: “Felizes os perseguidos por causa da justiça e do evangelho! Felizes os pobres! Felizes os que choram!”? E para mim, que sou cristão ou cristã, quem é feliz de fato?


4) Para um confronto pessoal
1) Todos queremos ser felizes. Todos e todas! Mas somos realmente felizes? Por que sim? Por que não? Como entender que uma pessoa possa ser pobre e feliz ao mesmo tempo?
2) Quais os momentos em sua vida em que você se sentiu realmente feliz. Era uma felicidade como aquela que foi proclamada por Jesus nas bem-aventuranças, ou era de outro tipo?
5) Oração final
Para os montes levanto os olhos: de onde me virá socorro? O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra. (Sl 120, 1-2)
AJUDE A DIVULGAR E A MANTER ESTE NOSSO APOSTOLADO
Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
Prezados amigos e amigas, a Paz de Cristo!
Com a Graça de Deus temos nos tornado um importante apostolado que oferece aos cristãos católicos e protestantes preciosas homilias diárias e sugestões litúrgicas, tratando dos mais diversos temas, através das Homilias diárias, Homilias dominicais, Teologia Popular, os artigos sobre catequese, liturgia e musica, Cristologia, Marialogia, Biblia, mensagens atuais, desde as obras dos primeiros cristãos até reflexões sobre os problemas atuais de nossa sociedade.
Até então temos mantido nosso apostolado com nossos próprios recursos, (1200,00 reiais mensais)o que tem limitado muitíssimo nossas ações que só tem o objetivo de oferecer um serviço de alta qualidade, gratuitamente.
Se você desejar ajudar esse nosso trabalho evangelizador on line financeiramente para que possamos atender a você e a outros leitores da melhor forma possível, utilize as informações abaixo para dar a sua contribuição:
| Banco Itau – Belo Horizonte – MG Agência: 6633 Conta Poupança:00 861-7/500 |
Faça seu depósito identificado e depois envie-nos uma mensagem com seu endereço, para que possamos lhe enviar uma pequena lembrança de agradecimento. Grato, Pe. Lucas



DIREÇAO ESPIRITUAL
PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA,CM
RUA JOSE CLETO, 320, APTO 304 – BLOCO B – BAIRRO PALMARES-
CEP. 31155290- BELO HORIZONTE – MG
TEL (31)34260069 – 34269913
EMAIL: [email protected]
SITE: www.padrelucas.com.br
SITE: www.pelucas.com.br
QUEM É O PE. LUCAS?
Confira a sua vida acessando os sites:
http://www.padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000008
http://www.padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000158
17 A 31 DE AGOSTO: ESTADOS UNIDOS E CANADA


ROTEIRO DAS NOSSAS VIAGENS INTERNACIONAIS PARA 2013. VEJA TAMBÉM NO FACE BOOK: http://www.facebook.com/pedrelucas
17 A 31 DE AGOSTO: ESTADOS UNIDOS E CANADA. O NOSSO ROTEIRO É ESTE: MIAMI,TORONTO,NIAGARA FALLS, CRUZEIRO MIL ILHAS, CRUZEIRO MAID OF THE MIST. OTAWA,OMEGA PARK,TREMBLANT, MONT TREMBLANT, QUEBEC, REGIÃO DE CHARLEVOIX, MONTREAL, BOSTON, NEW YORK, MIAMI,ETC…. ACESSE O SITE: http://padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000360 OU ENTÃO TELEFONE HOJE PARA O PE. LUCAS 031.34260069 E MARQUE O SEU LUGAR NESTA INESQUCIVEL VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS E CANADA
15 A 30 DE OUTUBRO: PEREGRINAÇÃO A PORTUGAL E ITALIA




ITALIA: ROMA-VATICANO-ASSIS-FLORENÇA-PÁDUA-FLORENÇA E VENEZA
PORTUGAL: PORTO – COIMBRA – FATIMA – BATALHA – ALCOBAÇA – ÓBIDOS – LISBOA
05 A 22 DE NOVEMBRO: TERRA SANTA, JORDANIA E EGITO (COM CRUZEIRO PELO RIO NILO ATRAVÉS DO VALE DOS REIS)



TERRA SANTA – JESUS CRISTO – JERUSALÉM – ISRAEL-



EGITO: MOISÉS – ESFINGES DOS FARAOS – PIRAMIDES



JORDANIA – AMMAN – PETRA – AQABA
ROTEIRO DAS NOSSAS VIAGENS INTERNACIONAIS PARA 2013
5 A 22 DE NOVEMBRO: TERRA SANTA, JORDANIA E EGITO. CONFIRA O NOSSO SITE : http://padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000339 NOSSO ROTEIRO INESQUECIVEL SERÁ ESTE: TERRA SANTA TEL AVIV – CESAREA – HAIFA – NAZARET – CANÁ DA GALILEA – CAFARNAUM – JERUSALEM – BELEN – EIM KAREM – TABGHA – MAR MORTO- JAFFA- MOSTEIRO DE SÃO PEDRO – MASSADA – FORTALEZA CONSTRUÍDA PELO REI HERODES – TEATRO ROMANO – MONTE SCOPUS – MONTE DAS OLIVEIRAS – HORTO DE GETSEMANI – BASÍLICA DA AGONIA – MURO DAS LAMENTAÇÕES – QUATORZE ESTAÇÕES DA VIA DOLOROSA – IGREJA DA FLAGELAÇÃO – CAPELA DA CONDENAÇÃO – O CALVÁRIO E O SANTO SEPULCRO – TÚMULO DO REI DAVI – CENÁCULO E A ABADIA DA DORMIÇÃO – MONTANHAS DE GALILÉIA – RIO JORDÃO- JORDANIA – AMMAM – MADABA – MONTE NEBO – MAR MORTO – AQABA – PETRA EGITO- CRUZEIRO PELO RIO NILO- CAIRO – ASWAN – KOM OMBO – EDFU – LUXOR- CAIRO
QUEM É O PE. LUCAS?
Confira a sua vida acessando os sites:
http://www.padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000008
http://www.padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000158
CONFIRA AS FOTOS DA MAIOR IGREJA DE S.P, PERUIBE, CONTRUIDA PELO PE. LUCAS: http://www.hynet.com.br/saojose/painel.htm
CONFIRA OS YOUTUBES. COMECE COM ESTE: http://www.youtube.com/user/pelucaspadre
E OS LINKS DOS NOVOS VIDEOS SEGUE ABAIXO: http://www.facebook.com/pedrelucas
http://www.youtube.com/watch?v=Ma6MibvEsQ0&feature=plcp – TERRA SANTA E ITALIA
http://www.youtube.com/watch?v=VSe-1agvzC4&feature=plcp – CAMINHOS DA BIBLIA: EGITO,JORDANIA E TERRA SANTA
http://www.youtube.com/watch?v=PA0yQbWd4r4&feature=plcp – ITÁLIA,GRÉCIA E TURQUIA
http://www.youtube.com/watch?v=HmVzvjEpI8k&feature=plcp – MÉXICO, ESTADO UNIDOS E CANADA
http://www.youtube.com/watch?v=Wn-aoJATtP0&feature=plcp – HOLANDA, BÉLGICA, ALEMANHA, REPUBLICA TCHECA, POLONIA, AUSTRIA, HUNGRIA.
http://www.youtube.com/watch?v=YNJTQJUU6_U&feature=plcp – FRANÇA, ESPANHA, PORTUGAL
http://www.youtube.com/watch?v=U0RO-4xYQCI&feature=plcp – CAMINHOS DA FRANÇA, CHINA E HONG KONG
http://www.youtube.com/watch?v=BRaLXLaFgHo&feature=plcp – CAMINHOS DA INDIA E DUBAI
http://www.youtube.com/watch?v=ZAGJRTJzkI4&feature=plcp – LIBANO, SIRIA E DUBAI
http://www.youtube.com/watch?v=hr9rnire2_g&feature=plcp – CAMINHOS DA INDIA E DUBAI
http://www.youtube.com/watch?v=rZ2skB5H8-8&feature=plcp – CAMINHOS DA ITALIA
GANHE 05 PONTOS no cartão SANTA FIDELIDADE
INFORMAÇÕES GERAIS DARCI BOTELHO DE CARVALHO
Belo Horizonte – MG 0.xx.31.3426-0069 / 9913
