O que é Peregrinação?

PEREGRINAÇÕES COM O PE. LUCAS 

1.O QUE É UMA PEREGRINAÇÃO? 
2.O QUE ELA PRODUZ EM NÓS
 

Peregrinação não é apenas viajar; é também busca. A verdadeira peregrinação é de fato tentar encontrar um caminho para casa. Peregrinação é associada a religião porque definitivamente nossa casa é com Deus, nosso Criador. 
 

A peregrinação expressa o chamado que experimentamos interiormente, um chamado que poderíamos colocar em uma palavra, expressa como um convite: “Vinde!”         

O que chamamos a peregrinação da própria vida tem muitas voltas: certo e errado; encruzilhadas; meandros, estradas perigosas; largas aparentes vias fáceis; becos sem saída com avisos. Durante esta grande peregrinação há algumas pequenas: viagens a países bíblicos e lugares santos; santuários, famosos mosteiros, etc.
 

Todas estas viagens são empreendidas para nos manter atentos a este intenso chamado que não é apenas relativo a vida após a morte, mas a aqui e agora.
                                   

Somos como personagens de um conto de fadas; buscadores de um Reino legendário, procurando pelo mais sábio e nobre dos Reis, pelo lugar de paz e alegria definitivas onde temos o mais sublime sentido de bem-estar.

Sim, nós sabemos que procuramos o Céu, mas o Reino está aberto para nós em nossas vidas diárias, com toda sua labuta e desafios, pelo Próprio Rei que vem de Seu Trono celeste para procurar um humilde: o coração humano.

A Peregrinação que produz frutos é aquela em que viajamos com humildade e amor. Frustrações, atrasos, calor excessivo, noites frias, insetos, sede e fome, são tão necessários quanto boa companhia, riso, comida saudável e oração.

Uma peregrinação não é férias, tanto um padre é obrigado a explicar a seus paroquianos, mesmo que seja anunciado como "peregrinação/férias".
Férias são um tempo de descanso; por outro lado, uma peregrinação é feita para refletir a viagem da própria vida e portanto envolve luta, trabalho duro e determinação. Aspectos de auto-disciplina, como ser pontual, se tornam mais do que enfadonho.

Eles são como pequenas luzes iluminando aspectos da fraqueza humana. No contexto de uma peregrinação a fraqueza humana se mostra no egoísmo, na preguiça, na desobediência e no descuido. Ao mesmo tempo, algumas pessoas se distinguem. Semelhante é o "sal da terra" (Mateus 5, 13).
Estas e muitas outras coisas tornam-se aspectos do Reino, o qual é nesta vida semelhante a um grande campo com ambos o trigo e sua imitação, o joio.
Esperamos que uma das graças da peregrinação seja o bom-senso para saber distinguir ambos em nós mesmos e no mundo ao nosso redor. Isto significa que um dos mais importantes apelos em uma genuína peregrinação é o chamado ao arrependimento.

    DIREÇAO ESPIRITUAL
PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA,CM
RUA JOSE CLETO, 320, APTO 304 – BLOCO B – BAIRRO PALMARES-
CEP. 31155290- BELO HORIZONTE – MG
TEL (31)34260069 – 34269913
EMAIL: padrelucas@terra.com.br
SITE: www.padrelucas.com.br
SITE: 
www.pelucas.com.br